Natal

Pratos para a Ceia de Natal, Dicas

 

A Ceia de Natal é repleta dos mais diferentes pratos e receitas de diferentes nacionalidades. Alguns são mais tradicionais e por isso, indispensáveis na mesa do brasileiro, como o peru ou tender. Alguns ingredientes também são tradicionais nas receitas, como a uva passa ou o damasco, frutas secas que combinam com pratos salgados.

Existem muitos alimentos tradicionais, como o bacalhau, muitas frutas, nozes, uva e muito mais. O Natal está se aproximando e por isso você pode conseguir algumas dicas de deliciosas receitas para a sua ceia natalina.

Não esqueça de decorar a mesa para a ceia de Natal é muito importante além de escolher os pratos. (Foto: Divulgação)

Dicas de pratos para a Ceia de Natal

Um prato bem simples e que para muitas pessoas não pode faltar, é a rabanada. É uma receita doce, simples e com muitas calorias, assim como quase todos os pratos natalinos.

O cardápio para ceia de Natal mistura sabores e os mais diferentes alimentos. As sobremesas também se diferenciam, misturando os mais finos ingredientes. O Natal também pode ter uma ceia farta para quem deseja economizar. São centenas de receitas diferentes para você escolher. Entre elas você encontra receitas mais caras e as mais acessíveis.

Receita de prato para ceia de Natal

Arroz com lentilha e calabresa. (Foto: Divulgação)

A seguir confira uma receita de Arroz com Lentinha e Calabresa. Esse é um dos pratos para ceia de Natal. É algo bem simples e você gasta bem pouco. Confira:

Ingredientes:

300 gramas de linguiça calabresa

Pimenta e salsinha a gosto

2 cebolas em rodelas

2 caldos de carne

3 colheres (sopa) de azeite

4 xícaras de água quente

2 xícaras de lentilha

2 xícaras de arroz

Modo de Preparo:

Levar ao fogo a lentilha com um pouco de água e cozinhar até ficar al dente. Em outra panela fritar a cebola e a lingüiça no azeite, até a cebola ficar bem escura, pois é isso que dá a cor ao prato. Junte o arroz, o caldo de carne, a água quente, a lentilha reservada, a pimenta e cozinhe até o arroz ficar totalmente cozido. Acrescente mais água se necessário. Depois é só servir e se deliciar.

O tender é uma ótima opção de carne nobre para ser servida em sua ceia de Natal. (Foto: Divulgação)

Acessando o site Livro de Receitas, você encontra essa e muitas outras dicas de culinária para o Natal. O site é especializado em receitas e possui uma parte dedicada apenas para o Natal. Se você sabe de alguma outra receita natalina que não está no site, você pode enviar para aumentar ainda mais o conteúdo. Acesse você também e confira! São centenas receitas para uma ceia completa.

Pratos para a Ceia de Natal (Foto: Divulgação)
Pratos para a Ceia de Natal (Foto: Divulgação)

Receita de Salpicão de frango tradicional fácil e simples de fazer

Ingredientes

– 5 talos de salsão

– 1 peito de frango

– 100g de azeitonas

– 2 cenouras cruas e raladas

– Meio abacaxi

– 1 lata de milho verde

– 100g de uva-passa sem semente

– 1 lata de ervilha

– 2 maçãs sem casca cortadas em cubinho

– 1 vidro de palmito

– 1 vidro (500g) de maionese

– 1 pacote (200g) de batata-palha

– 1 cebola

Modo de fazer:

Em um recipiente fundo coloque os seguintes ingredientes: milho, ervilha, , os talos de salsão picado palmito picadinho, abacaxi em cubinhos, uva-passa, maçã em cubinhos, azeitona picadinha, cenoura ralada e a cebola picada. Misture bem todos os ingredientes e acrescente a batata palha, misture mais um pouco e acrescente a maionese. Para decorar acrescente mais um pouco de batata palha e frutas secas.

Bolinho de bacalhau para a ceia de Natal (Foto: Divulgação)
Bolinho de bacalhau para a ceia de Natal (Foto: Divulgação)

Receita de Bolinho de bacalhau

Ingredientes:

– Pimenta-do-reino

– 1 e 1/2kg de bacalhau

– Azeite

– 1 e 1/2kg de batata

– Salsinha e cebolinha picadas

– 1 cebola picada

Modo de fazer:

Faça a dessalga do bacalhau de um dia para o outro trocando a água várias vezes. Em seguida coloque o bacalhau em uma panela para cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos. Corte a batata em pedaços pequenos e coloque para cozinhar na água em que o bacalhau foi cozido. Faça a limpeza do bacalhau retirando todos os espinhos, em seguida desfie e amasse bem, misture a batata já cozida ao bacalhau e misture tudo muito bem. Para temperar coloque azeite, tempero verde, sal e pimenta do reino. Faça as bolinhas e frite em óleo quente.

Tender ceia de Natal (Foto: Divulgação)
Tender ceia de Natal (Foto: Divulgação)

Tender Califórnia

Ingredientes

– Cerejas (para decorar)

– 1 tender bolinha de 1,5kg

– Cravos

– 100g de abacaxi em calda (pedaços grandes)

– Fios de ovos (para decorar)

– 100g de pêssego em calda (pedaços grandes)

– Salsinha picada (para decorar)

– 100g de figo em calda (pedaços grandes)

– Ketchup

– Margarina

Modo de fazer:

Comece passando ketchup no tender envolvendo todo, em seguida espete os cravos da índia no tender e coloque o mesmo no fogo em forno na temperatura de 170°C por cerca de 15 minutos. Coloque a margarina em uma frigideira e acrescente as frutas para grelhar. Faça fatias finas do tender depois de retirá-lo do forno e coloque junto com as frutas para grelhar. Para decorar use fios de ovos e cerejas.

Dicas: você poderá usar abacaxi fatiado  na decoração do prato do tender.

Brigadeiro de chocolate (Foto: Divulgação)
Brigadeiro de chocolate (Foto: Divulgação)

Brigadeirão de forno fácil de fazer

Ingredientes:

– 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó

– 3 ovos

– Chocolate granulado para cobrir

– 1 lata de leite condensado

– 1 embalagem de Cream Cheese Philadelphia (150g)

– 1 colher (sopa) de manteiga

– 1 caixinha de creme de leite (200g)

Modo de fazer:

Coloque no liquidificador para bater a manteiga, os ovos, o leite condensado, o chocolate em pó e o cream cheese Philadelphia. Coloque a mistura pronta em uma forma própria para pudim, aquelas que tem o furo no centro.  Cubra com açúcar e depois coloque papel alumínio. Coloque a forma em banho-maria e leve ao forno em temperatura média pré-aquecido. Deixe assar por cerca de uma hora. Deixe esfriar para depois retirar da forma.  Cubra o Brigadeirão com chocolate granulado e sirva gelado.

Dicas: você pode usar coco ralado para decorar o brigadeirão, no lugar do chocolate granulado e colocar umas cerejas por cima com folhinhas de hortelã.

Com as receitas de Natal que separamos você vai conseguir fazer uma ceia de natal maravilhosa e convidar toda a família para prestigiar a sua festa.

 

Recomendado para você
Comentários
  1. maria olinda pereira disse:

    gostaria de achar a receita que a Ana Maria fez na semana de natal. Não consegui anotar pq estava na academia. Era uma receita que (acho que era torta) a assadeira era forrada com tender e depois com pão de forma…..depois seguia que não me lembro o recheio. Por favor me ajuda não consegui achar a receita. obrigada

  2. geane disse:

    quero receitas de como montar uma ceia bonita e barata para o natal

  3. Lucy disse:

    amei o arroz caipira

  4. juliana disse:

    queria a receita de um assado simples.de lombo suino

  5. francieli disse:

    lindo um eu sei que e gotoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *