Menu

Graduação e Pos Graduação

Atualizado em 2 de dezembro de 2010, às 22:15 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Pós-Graduação Em Enfermagem USP, Mestrado E Doutorado

pós graduação em enfermagem usp mestrado e doutorado Pós Graduação Em Enfermagem USP, Mestrado E Doutorado

O curso de enfermagem aparece como um dos mais procurados na área de saúde e responsável por formar grandes profissionais para o mercado de trabalho. O enfermeiro tem como objetivo cuidar dos pacientes, auxiliando os médicos no tratamento de diversas doenças. Para conseguir impulsionar a carreira na área de enfermagem, é necessário que o profissional tenha uma boa formação.

Não cabe ao enfermeiro prestar apenas assistência física, ele também precisa ter determinados cuidados com as condições psicológicas dos pacientes. Com uma importante atuação na equipe de assistência médica, o enfermeiro é um profissional decisivo no contexto hospitalar. Além de auxiliar tratamentos de enfermidades, a enfermagem também orienta sobre meios de prevenção.

Há no Brasil várias universidades com o curso de Enfermagem na grade, tanto pública como particular. O curso superior que forma enfermeiros na USP (Universidade de São Paulo é uma dos mais consagrados do país e garante um excelente preparo profissional para os seus alunos. A graduação em Enfermagem dura de 4 a 5 anos, sendo que alunos podem permanecer na instituição para iniciar uma pós.

O PPEG é o principal programa de pós-graduação da USP e possui três linhas de pesquisas disponíveis aos profissionais de enfermagem. A produção cientifica do núcleo já possibilitou muitas descobertas e os grupos de pesquisas são orientados por ótimos coordenadores.

Outro programa de pós-graduação em Enfermagem USP é o PROESA, voltado para a saúde dos adultos. Nesse núcleo, os alunos realizam pesquisas sobre diferentes temas e contam com uma moderna infraestrutura para estudos. Os conhecimentos científicos e tecnológicos são decisivos para a elaboração de teses na USP.

O PROESA realiza o processo seletivo para escolher mestrandos a cada semestre, aplicando uma prova escrita que exige o domínio dos assuntos relacionados à área de formação. Aqueles que conseguirem iniciar o mestrado em enfermagem USP têm direito de receber auxílio financeiro do CAPES.

Conseguir uma bolsa de estudos para pós-graduação na USP é uma grande conquista, especialmente porque as vagas para o programa são limitadas. Os enfermeiros que passam por essa formação ficam empregados na própria universidade ou conseguem as melhores colocações na área de emprego.

Alguns enfermeiros fazem mestrado porque desejam mesmo trabalhar com pesquisas e auxiliar novas descobertas no núcleo do PROESA. Existem profissionais que se dedicam aos estudos e encaram os desafios de um doutorado em Enfermagem USP.

Para mais informações, acesse o site do PPEG e PROESA.