Menu

Decoração

Atualizado em 17 de abril de 2012, às 21:50 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Portão: dicas, como escolher

Confira dicas e aprenda como escolher um portão de entrada, considerando a estética e a funcionalidade.
428218 Portão dicas como escolher 1 Portão: dicas, como escolherPortão automático cria facilidades na vida do morador.

O portão é um elemento que garante a segurança da casa, além de contribuir com a estética residencial. Grande, médio ou pequeno, o portão se revela um componente importante para as casas brasileiras e tem como um dos objetivos completar o visual da fachada.

Apesar de ser um item simples, prático e funcional, existem pessoas que ficam em dúvida na hora de escolher o melhor modelo de portão. Para não escolher a peça errada, vários fatores precisam ser considerados, como o estilo arquitetônico, o tipo de abertura, o material e, sobretudo, as dimensões.

Quando o portão é bem escolhido, ele consegue fazer o fechamento da casa e impede o acesso de estranhos à propriedade. Dependendo da proposta do projeto, o portão deve permitir a circulação de pedestres e veículos sem causar desconforto ao chegar ou sair de casa.

Dicas para escolher portão

Antes de ir até a loja pesquisar os modelos, é recomendado verificar as medidas da área onde a portão será instalado. No caso de uma residência que possui apenas entrada para pedestre, a peça é pequena e com estética mais simples. Numa casa que necessita de passagem para guardar o carro na garagem, é indicado que o portão seja largo e fácil de manusear.

Quando o principal objetivo do portão consiste em manter o imóvel seguro, então é recomendado adotar um modelo alto. Mas, alguns cuidados devem ser tomados para que a casa não se transforme em um presídio, por isso não exagere na quantidade de grades ou na altura do portão. Lembre-se de que, quando a peça é muito pesada, fica difícil manuseá-la.

428218 Portão dicas como escolher 2 Portão: dicas, como escolherA madeira requer cuidados para não ser danificada.

A madeira, o alumínio e o ferro são os materiais mais usados na fabricação de portões residenciais. A alta durabilidade e a resistência impedem que os fatores climáticos afetem a estética de cada peça, mas para que isso seja possível, os moradores também precisam se preocupar com a manutenção.

O modelo de portão de entrada deve apresentar um acabamento bonito, charmoso e coerente com o estilo da casa. É importante lembrar que as peças não se limitam a um tipo de material, mas procuram fazer combinações, justamente para criar um design diferenciado.

A forma de abertura do portão varia de um modelo para o outro, mas cada uma possui as suas vantagens. No caso de um sistema automático, as peças mais indicadas são as de correr e as basculantes, que facilitam os movimentos. No caso do manuseio sem motor, quanto mais simples a forma de abrir, melhor.

428218 Portão dicas como escolher Portão: dicas, como escolherConsidere o material e a forma de abertura para escolher o modelo adequado de portão.

Na hora de adquirir um portão, é fundamental avaliar os prós e contras de cada modelo. Confira a seguir as características dos principais tipos de portões:

Portão de ferro: é uma peça pesada, que manualmente se torna difícil de manusear. As pessoas que escolhem este modelo devem optar também por um motor forte. Para que o portão não seja danificado com ferrugem, é importante pintá-lo periodicamente.

Portão de aço: leve e duradouro, o alumínio é uma boa possibilidade para quem precisa de um grande fechamento.

Portão de Madeira: para que o material não seja danificado, alguns cuidados são essenciais. Antes da instalação, é importante que a madeira esteja envernizada ou pintada, evitando desta forma danos na matéria-prima.

Siga as dicas acima e escolha um portão adequado as suas necessidades e residência.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.