Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde > Pontadas na cabeça: o que pode ser

Pontadas na cabeça: o que pode ser

Pontadas na cabeça: o que pode ser? As dores de cabeça estão entre os problemas de saúde mais comuns em todo o mundo. Segundo especialistas, 40% das pessoas sofrem pelo menos uma dor aguda a cada ano. As pontadas na cabeça podem ser confundidas com uma simples dor de cabeça, porém é necessário ficar atento, já que elas podem indicar sérios problemas de saúde. Saiba mais sobre o assunto e veja o que podem ser pontadas na cabeça.

As enxaquecas podem provocar pontadas na cabeça. (Foto: divulgação)

Pontadas na cabeça: o que pode ser?

As Pontadas na cabeça pode não está no cérebro, como a maioria das pessoas pensam. O desconforto causado pela dor de cabeça pode atingir desde pele, músculos, veias, dentes e terminações nervosas. Se ela chegar até as células cerebrais é porque não se trata de dor e sim de um problema mais grave.

Um bom diagnóstico deve levar em consideração as características apresentadas pela dor, que pode ser latejante, como se fosse uma pressão ou pontada, a intensidade, a área atingida, frequência e duração.

As pontadas na cabeça são problemas que acometem muitas pessoas. Elas podem ser indicativas de uma enxaqueca e até problemas mais graves como aneurisma cerebral. Por esse motivo merecem atenção e tratamento especiais.

A pontada na cabeça pode ser indicativa de aneurisma. (Foto: divulgação)

O que pode causar pontadas na cabeça?

1. Cefaleia tensional: é um tipo de dor de cabeça provocada pela rigidez dos músculos do pescoço, costas e couro cabeludo, devido a fatores como estresse, má postura, ansiedade e insônia. Essa dor de cabeça de manifesta em forma de pontada, latejando e pressionando a cabeça. Pode afetar os dois lados, somente uma parte da nuca ou testa. A fotofobia é um sintoma presente nessa dor.

2. Enxaqueca: a enxaqueca é um tipo específico de dor de cabeça. Ela se caracteriza pela presença de pontadas, com grande intensidade, piora com a luz forte e barulho, podendo vir acompanhada de náuseas, vômitos e tontura.

As dores normalmente pioram com a movimentação da cabeça e ao esforço físico. O problema é três vezes mais comum em mulheres e costuma ser hereditário.

Tenha muito cuidado com as dores de cabeça e pontadas na cabeça (Foto: Divulgação

3. Aneurisma Cerebral: é também conhecido como hemorragia cerebral ou derrame cerebral, provocado por uma dilatação anormal da artéria que leva sangue para o cérebro. Essa dilatação pode provocar a ruptura e extravasamento de sangue no cérebro. Os sintomas mais comuns de quem sofre aneurisma é a forte dor de cabeça, acompanhadas de pontadas, vômitos, convulsões, perda da consciência, dores na nuca, costas e outras regiões do corpo.

4. Tumor cerebral: os tumores cerebrais podem provocar pontadas na cabeça. Os exemplos mais comuns são os cânceres que provocam intensa dor de cabeça, acompanhada de vômitos, náuseas, formigamento dos membros, fotosensibilidade e outros. É preciso ficar atento para tratar o problema.

5. Menopausa:  Um dos sintomas da menopausa é sim a dor de cabeça aguda. Isso aconteça porque o corpo da mulher está mudando, existe uma alteração hormonal e isso pode afetar o funcionamento do organismo, por isso as dores de cabeça.

6. Problemas de visão: A pessoa com problema de visão pode ter pontadas na cabeça após muito esforço da vista. Muitos não associam esse mal com algo ligado a visão, mas deveriam. Nesses casos o oftalmologista poderá ajudar.

As pontadas na cabeça podem ser sinais de problemas graves. (Foto: divulgação)

As pontadas na cabeça muitas vezes são confundidas com simples dores de cabeça, porém elas devem ser investigas, pois podem indicar sérios problemas de saúde. Os aneurismas, tumores cerebrais, enxaquecas e cefaleias tensionais são as principais causas de pontada na cabeça. Procure o médico ao persistirem os sintomas e não use medicamentos por conta própria.

Recomendado para você
Bem Estar

Curso de Massoterapia RJ Preços, Escolas Técnicas

Bem Estar

Endoscopia: como é feita, para que serve

Bem Estar

Emagrecer com erva-mate

Saúde

Vinagre de Maçã: 10 benefícios que você precisa saber

Comentários
  1. Thomas disse:

    Estou sentindo pontadas do lado esquerdo da cabeça, já fazem 2 dias, estou preocuado. Será que é AVC ?

  2. Marcia Pereira da Silva disse:

    Estou sentindo umas pontadas na cabeça o lado direito, que esta começando a afeta meu ouvido, o que pode ser isso?Já esta ficando chato pq as vezes da uma repuxadas.

  3. Paula Cristiane Felisbino disse:

    Estou sentindo pontadas na cabeça do lado direito na parte de trás, essa pontada irradia para cotovelos e ombro, e quando passa a pontada a cabeça fica meia estranha como se estivesse irrigando, estou muito preocupada, me esclareçam essa duvida por favor

  4. André disse:

    Paula, Marcia e Thomas, vocês estão bem, pergunto porque estou sentindo a mesma coisa e a orelha chega a ficar dolorida, acredito ser problema da coluna

  5. ronaldo de oliveira bragança disse:

    doutor, eu tenho sentido umas fisgadas na veia da fonte do lado esquerdo da cabeça, to muito preocupado com isso.
    o que pode esta acontecendo, e tem vezes sinto isso até dormindo, e chego acorda por causa da fisgada tipo um choque.
    aguardo retorno.

  6. Karla disse:

    Bom Dia Ronaldo tudo bom, neste artigo se fala um pouco de possíveis causas e sintomas sobre pontaras na cabeça, mas para saber a real causa de sua dor de cabeça, tem que procurar um médico e ele fará os procedimentos adequados para identificar a causa e assim você obter o tratamento certo e eficaz .
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  7. Ondina Mira Ferreira disse:

    Bom dia. À 3 anos fiz uma intervenção a um aneurisma na artéria carótida esquerda interna. Colocaram-me um stent popeline (não sei se é assim que se escreve). Hoje estou a sentir pontadas, espaçadas por alguns segundos, na cabeça do lado lateral esquerdo, neste momento começou a atingir o ouvido do mesmo lado e as pontadas estão a ficar mais fortes e espaçadas de 1 minuto + ou –
    Espero reposta P.F.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *