Menu

Decoração

Atualizado em 31 de maio de 2012, às 18:25 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Plantas que gostam de sol

Conheça algumas espécies de plantas que necessitam de luz solar direta para crescerem fortes, bonitas e saudáveis.
458008 Plantas que gostam de sol Plantas que gostam de solO girassol adora receber raios solares.

O sol é elemento essencial para a sobrevivência das plantas, afinal, elas só conseguem realizar a fotossíntese quando estão em contato com a luz natural. Ao passar pelo processo, os vegetais produzem glicose e esta substância é usada como principal fonte de energia.

Apesar de todos os benefícios proporcionados pelo sol, não são todas as plantas que apreciam a exposição. O excesso de raios solares pode comprometer a beleza e a saúde de determinados elementos paisagistas que decoram a parte externa da casa ou interna da casa, como é o caso da rosa de pedra, palmeira chamaedórea e licuala.

Ao contrário das plantas que não toleram os raios solares, também existem aquelas que necessitam de muita luz para sobreviver e se manterem saudáveis. O cuidado quanto à incidência de claridade e calor é apenas um dos aspectos da manutenção, afinal, é importante conhecer as necessidades de cada espécie com relação à água, adubo e podas.

Veja também: Plantas fáceis de cultivar

A seguir temos uma seleção de espécies de plantas que gostam de sol, ou seja, que podem ser cultivadas em lugares quentes e com grande exposição aos raios solares. Confira:

458008 Plantas que gostam de sol 1 Plantas que gostam de solOnze Horas é uma espécie perfeita para lugares com muita incidência de sol.

Onze Horas
Delicada e bonita, esta planta é uma opção perfeita para embelezar o jardim. Além de muita luz solar, ela também necessita de solo bem drenado para crescer saudável e bonita. Sua floração é abundante e combina com a estética ornamental.

Pingo de Ouro
A exposição ao sol faz com que o Pingo de Ouro se desenvolva e contribua com o paisagismo. No entanto, quem cultiva a espécie precisa estar preparado para fazer podas frequentes, pois ela cresce rápido.

Cactos
Rústicos, bonitos e resistentes, os cactos precisam de pelo menos 5 horas de luz solar direta.

Girassol
Esta belíssima planta necessita de muito sol para sobreviver, podendo ser cultivada em vaso ou jardim. As regas devem ser diárias e o solo deve estar sempre úmido para favorecer um crescimento saudável.

Ixora
O arbusto florido deve ser plantado em um lugar onde tenha incidência de raios solares durante boa parte do dia.  A espécie tem melhor crescimento em um solo arenoso, úmido e bem adubado. Quando bem usada, a Ixora consegue enriquecer o projeto paisagístico.

Azaléia
As azaléias são capazes de colorir o jardim externo, mas para que isso aconteça, ela deve ser cultivada diante do sol. A espécie também necessita de regas regulares e boa adubação.

Petúnia
Muito valorizada na jardinagem, a petúnia deslumbra olhares com a sua beleza e diversidade de cores. Ela necessita de pelo menos quatro horas de sol por dia e floresce na temporada de primavera-verão.

458008 Plantas que gostam de sol 2 Plantas que gostam de solAs plantas da espécie Camarão-Amarelo embelezam o jardim nos dias ensolarados.

 Camarão-Amarelo 
Quando exposta à luz solar direta, a planta cresce mais rápido e com mais flores.

Leia mais: Flores perfumadas para ter no jardim