Flores perfumadas para ter no jardim: dicas

O jardim é um espaço da residência reservado para manter contato com a natureza e desfrutar de momentos relaxantes. Diversas ideias podem ser incorporadas…

Por Isabella Moretti em 24/02/2012

A fragrância das flores faz a diferença no jardim residencial.

O jardim é um espaço da residência reservado para manter contato com a natureza e desfrutar de momentos relaxantes. Diversas ideias podem ser incorporadas na montagem do jardim, combinando os elementos paisagistas com os móveis que garantem o conforto dos moradores.

Ao planejar o paisagismo, é importante reservar lugar de destaque para as flores. Elas desempenham o papel de colorir e perfumar, reinventando o jardim com cores e fragrâncias apaixonantes. Além de beneficiar a questão estética, as flores também contribuem com o bem-estar na área externa da casa.

As flores são capazes de deixar o jardim mais delicado, completando o efeito estético de um gramado bem cuidado, folhagens, árvores e outras plantas. Elas cumprem uma proposta de harmonia dentro do paisagismo, além de alegrar qualquer ambiente. De acordo com alguns estudos, quando as flores decoram uma área da casa, os moradores ficam mais satisfeitos com a vida.

Escolhendo as flores do jardim

Lavandas possuem perfume marcante.

Uma das principais dificuldades ao lidar com jardinagem é definir quais as melhores espécies para cultivar. As pessoas desejam obter um jardim colorido durante o ano todo, mas nem sempre isto é possível. As plantas florescem de acordo com as estações do ano, ou seja, as mesmas espécies que desabrocharam no inverno nem sempre encontram condições favoráveis no verão e vice-versa.

Para preservar a beleza das flores, recomenda-se tomar alguns cuidados. Cada espécie apresenta um tipo de sensibilidade, além de necessitar de água, adubo e luz do sol para manter a saúde. Em jardins externos, é sempre válido optar por flores que sejam resistentes.

Cada flor, um perfume

As flores não encantam apenas os olhos com beleza, mas também surpreendem com os diversos tipos de fragrâncias. Confira a seguir algumas soluções perfumadas para enriquecer o jardim:

– Lavandas: uma brisa leve é o suficiente para espalhar o cheiro desta espécie de flor, considerada rústica e elegante. Devido ao cultivo em pleno sol, as lavandas combinam com o verão.

– Azaléias: delicadas e perfumadas, elas adicionam um toque de romantismo no jardim e espalham um perfume delicioso. Os canteiros ficam belíssimos com esta espécie que floresce principalmente no outono.

– Clerodendro: costumam ser cultivadas durante o inverno e deixam o jardim externo muito mais charmoso. A espécie é capaz de tolerar o frio, mas requer umidade no cultivo.

– Jasmim: uma das principais espécies de flores brancas usadas para perfumar jardins residenciais. Há uma variedade de opções que rende uma fragrância deliciosa nas áreas ao ar livre.

A Dama-da-noite exala uma fragrância intensa e reconfortante.

– Dama-da-noite: a flores brancas ilustram os arbustos principalmente durante a primavera e o verão. Quanto ao perfume, ele costuma ser exalado com grande intensidade durante o período noturno.

 

Use as dicas para cultivar um jardim perfumado.

 

Top