Menu

Saúde

Atualizado em 2 de agosto de 2011, às 10:14 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Plantas que Ajudam Acabar com a Poluição em Casa

Plantasqueajudamacabarcomapoluioemc Plantas que Ajudam Acabar com a Poluição em Casa

Acabar com a poluição é uma tarefa bem difícil e complicada, mas se você desejar, poderá diminuir os poluentes do ar na sua casa. Para isso você vai precisar de plantas, além de enfeitar seu ambiente ajudam a despoluir o espaço.

Existem muitas plantas que são capazes de acabar com os poluentes. Em 1970 a NASA desenvolveu um projeto que identificava as plantas que era capazes de purificar o ar de espaços fechados. Sabemos que a má qualidade do ar pode causar diversas irritações, como náuseas, tontura, alergias, dores de cabeça, irritação nas vias respiratórias etc, mas a solução pode ser encontrada na natureza, com plantas de fácil cultivo, com seus filtros naturais são capazes de neutralizar a poluição interna. Algumas plantas e flores são capazes de reter, filtrar e eliminar agentes nocivos. Além disso as raízes e bactérias presentes na terra auxiliam na eliminação de agentes nocivos.

Uma planta é capaz de limpar o ar de 10m2, para isso dê os cuidados necessários, pois a planta é um ser vivo, regue-as corretamente e limpe a poeira acumulada nas folhas.

30084 plantas dentro de casa6 Plantas que Ajudam Acabar com a Poluição em Casa

Os compostos orgânicos voláteis (COVs) do ar dentro de casa são imensamente prejudiciais, os principais COVs são: combustíveis derivados do petróleo, destilados do petróleo, aditivos de pintura, produtos de limpeza seca, propulsores de lata de aerossol, pesticidas e herbicidas e muitos produtos industriais. Sua concentração é maior em ambientes fechados, a inalação destes compostos pode produzir efeitos adversos a saúde, principalmente se exposto por um longo período de tempo em concentrações elevadas.

Para você ter uma ideia os COVs podem afetar seriamente a nossa saúde, podendo resultar até mesmo em câncer. Os COVs são poluentes de ar que causam problemas respiratórios, efeitos neurotóxicos e contribuem para a formação do ozônio troposférico.

As principais plantas que podem ser usadas para limpar o ar são: Samambaia, Lírio da paz, Hera, Cacto, Espada-de-São-Jorge, Crisântemo, Lavanda, Jiboia, Palmeira e Fênix. Essas plantas podem eliminar também outros gases que são capazes de comprometer nossa saúde, pois algumas delas são tropicais e eficazes ao capturar luz e gases necessários para a fotossíntese. Elas filtram a atmosfera e reciclam substâncias tóxicas. Nem toda planta pode ser mantida dentro de casa, pois muitas delas precisam de iluminação e muita ventilação, recomenda-se que semanalmente exponha as plantas a luz solar e local ventilado. Algumas plantas necessitam mais de iluminação que outras, o Lírio, por exemplo não gosta de luz solar, portanto sobreviverá bem dentro de casa que tenham pouca iluminação. O ideal é manter as plantas longe de ar condicionado, pois causa ressecamento rápido das folhas, o banheiro também não é um local muito indicado por causa da umidade e do quarto deve ficar longe por causa do dióxido de carbono que elas produzem durante a noite.

Que tal colocar uma planta dentro de casa? Dê uma olhada nas principais opções para sua casa e faça sua escolha.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.