Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Planta de Casas Ecológicas

Planta de Casas Ecológicas

Por Isah

A planta de casas ecológicas é projetada em prol do meio ambiente. Ela propõe uma estrutura que não prejudica a natureza e oferece conforto aos moradores. Para se projetar uma residência ecológica, é necessário possuir conhecimentos sobre arquitetura e conhecer as formas de reaproveitar os materiais.

Planta de Casas Ecológicas . (Foto: Divulgação)

Entenda o que é uma casa ecológica

O projeto de casa ecológica valoriza a sustentabilidade e permite uma interação mais direta com a natureza. A construção é autossuficiente, pode ter dois pavimentos para a distribuição dos cômodos (como uma casa comum), mas seus recursos internos e externos devem agir de forma ecologicamente correta.

A casa ecológica coloca em prática o que conhecemos como arquitetura sustentável. A preocupação com as questões ambientais são expressas através da compra de produtos ecológicos para a obra, como tijolos, telhas e madeira. A construção também não deve gerar tantos resíduos para que seja considerada ‘amiga’ do meio ambiente.

A construção de uma casa ecológica também envolve a implantação de sistemas que poupam água e energia. Os painéis solares térmicos, por exemplo, não podem faltar na residência. Também é interessante criar uma forma de armazenamento de água da chuva. Incluir janelas grandes e bem posicionadas é uma forma de ser ecologicamente correto, pois assim é possível aproveitar a claridade natural durante o dia e poupar luz elétrica.

A casa ecológica é planejada para não prejudicar o meio ambiente. (Foto: Divulgação)

A planta de casas ecológicas só deve ser elaborada por um arquiteto. Este profissional tem condições de avaliar as dimensões do terreno e as trabalhar em cima das preferências dos moradores.

A tendência é que a casa ecológica seja um modelo de moradia para os próximos anos, pois sua estrutura reduz a poluição e os danos causados ao meio ambiente. Sem desperdiçar água ou energia, esta propriedade vai contribuir com o meio ambiente e também com o seu orçamento.

Veja também: Plantas de Casas: Modelos, Projetos, Planta Baixa

Existem construtoras especializadas no planejamento de moradias sustentáveis, esse é o caso da Casa Pronta. A empresa presta serviços pensando na natureza e no meio ambiente.

A casa ecológica adota sistemas construtivos sustentáveis. (Foto: Divulgação)

Planta de Casas Ecológicas: Modelos

A planta de casas ecológicas não mostra apenas o layout da moradia e a distribuição dos cômodos. Ela também se preocupa em apresentar alternativas ecologicamente corretas para a construção. O projeto apresenta sistemas construtivos sustentáveis, como a horta orgânica, o deck de madeira certificada, o piso drenate, o telhado verde, a estrutura de tijolo de solo-cimento, entre outros.

Confira a seguir modelos de planta de casa ecológica:

Agora que você já conheceu exemplos de planta de Casas Ecológicas, procure um arquiteto e apresente as suas ideias. A arquitetura sustentável também pode ser colocada em prática no caso de uma reforma.

Recomendado para você
Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Roupas da moda 2018, tendências

Bem Estar

Usar preto no casamento: sim ou não?

Bem Estar

Top cropped: como fazer

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *