Menu

Decoração

Atualizado em 25 de janeiro de 2012, às 23:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pisos de porcelanato para cozinha

Resistente e de fácil manutenção, o piso porcelanato é a opção ideal para deixar a sua cozinha mais aconchegante.
383312 Pisos porcelanato para cozinha Pisos de porcelanato para cozinhaVocê iria adorar ter uma cozinha dessa em sua casa

Pensando em modificar sua cozinha? Então saiba que o mercado possui várias novidades que podem deixar este ambiente ainda mais agradável. Por isso, antes de começar a reforma pesquise as opções de produtos disponíveis no setor e ver o que cada uma delas tem a oferecer.

Um dos detalhes que envolvem este assunto é a escolha do piso ideal. Caso esteja em dúvida, procure conhecer as características dos principais modelos e prefira aquele que seja de fácil manutenção. Um dos tipos de piso que se encaixam neste perfil é o de porcelanato, que também é bastante resistente a manchas.

Basicamente, ele pode ser encontrado em duas categorias. A primeira é o porcelanato técnico, cujo principal componente é uma massa porcelânica responsável por dar as cores ao piso. Os tons são colocados na própria massa através de corantes, sais, corantes micronizados e demais componentes.

383312 Pisos porcelanato para cozinha1 Pisos de porcelanato para cozinhaAlém de resistente, o piso porcelanato é de fácil manutenção

Uma das vantagens deste modelo é que ele possui baixíssimo índice de absorção (seu índice de absorção é inferior a 0,1%). Além disso, ele permite o uso de vários tipos de acabamento, como os texturizados e os anticatos e ainda pode vir com ou sem brilho – neste último caso, o piso não recebe polimento.

Já o porcelanato rústico, que também é indicado para cozinhas, possui um índice de absorção um pouco maior do que o porcelanato técnico (pode chegar a 0,5%). Isso se deve ao fato dele receber uma camada de esmalte sobre a massa, algo que não ocorre com o modelo anterior.

Um detalhe importante que você deve observar antes de escolhê-lo é o seu indicador de resistência para o tráfego, o PEI. Se sua cozinha tiver um alto fluxo de pessoas, por exemplo, o indicado é que esta taxa seja alta o suficiente para suportar o vai-e-vem. Do contrário, dentro de pouco tempo o piso pode vir a apresentar alguns probleminhas.

383312 Pisos porcelanato para cozinha2 Pisos de porcelanato para cozinhaO modelo de piso deve ser escolhido de acordo com suas necessidades

No que se refere à moda decorativa, destaque para os pisos maiores, que estão em alta no mercado. Por exigirem menos rejunte, eles deixam o ambiente agradável e com aspecto de limpeza, já que com o passar dos meses os rejuntes acumulam sujeira e ficam encardidos. Também vale à pena investir nas peças retificadas, cujas bordas são mais finas. Esse detalhe permite um alinhamento preciso entre os pisos e, consequentemente, acaba diminuindo a necessidade de muito rejunte.

Temos certeza que com essas informações e tirando as dúvidas com um bom profissional você não vai errar na escolha do seu piso.