Menu

Beleza

Atualizado em 29 de janeiro de 2013, às 13:10
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pele oleosa no calor: saiba o que fazer

Quem sofre com óleo excessivo no rosto passa por maus bocados, no verão. Saiba o que fazer com a pele oleosa no calor.

Estamos numa estação em que a pele de todos sofre muito. A exposição ao sol e ao calor faz com que as células do rosto e do corpo se comportem de forma diferente, defendendo-se destes agentes externos e de tudo que está ligado a eles. Entretanto, aqueles que têm pele oleosa talvez sejam os que mais sofrem, nesta época do ano. O aspecto do rosto fica, realmente, desagradável, obrigando a pessoa a passar por momentos muito constrangedores. Por outro lado, pessoas com outros tipos de pele também observam as suas mudanças, nos dias quentes. É normal que a cútis fique mais gordurosa, no verão. Contudo, dá para melhorar o aspecto ruim do rosto. Saiba o que fazer com a pele oleosa no calor.

573125 Pele oleosa no calor saiba o que fazer.1 Pele oleosa no calor: saiba o que fazerNo calor, a pele transpira muito mais, trazendo óleo para a sua superfície (Foto: Divulgação)

Por que a pele produz óleo?

O óleo é uma proteção natural da pele; disso todo mundo sabe. Quem tem a pele oleosa sofre devido ao trabalho excessivo das glândulas sebáceas. É uma disfunção do organismo. Porém, fatores externos podem piorar a situação, pois são estímulos às tais glândulas. No calor, o corpo tende a manter a sua temperatura normal; então, quando esta temperatura está alta, a pele transpira para resfriá-lo. O suor vêm à tona, cheio de óleo (ou “sebo”). É por isso que todo mundo nota que sua pele fica gordurosa, após a transpiração. A pele oleosa no verão é um problema ainda pior para quem sofre com isso, durante o ano inteiro.

O que fazer com a pele oleosa no verão?

573125 Pele oleosa no calor saiba o que fazer.2 Pele oleosa no calor: saiba o que fazerLenços para pele oleosa ajudam a melhorar o seu aspecto (Foto: Divulgação)

Quem tem a pele naturalmente normal ou seca não precisa trocar todos os produtos de beleza que possui. Porém, a dica é dar preferência para o protetor solar em gel. Se a pele fica muito oleosa no verão, então a solução é adquirir os produtos em versão oil free, para esta estação. Mesmo assim, deve-se evitar lavar o rosto, excessivamente, pois as glândulas “entenderão” que a pele está se ressecando; então, passam a produzir mais óleo, para protegê-la. Duas ou três vezes, ao dia, com água fria, é suficiente. Também vale e pena carregar lenços umedecidos para rosto, reservados a momentos de emergência.

573125 Pele oleosa no calor saiba o que fazer.3 Pele oleosa no calor: saiba o que fazerLavar, duas ou três por dia, é suficiente (Foto: Divulgação)

Já para os que têm a pele muito oleosa no calor e em todas as outras estações, os cuidados são maiores. São imprescindíveis o sabonete específico ou neutro, as loções adstringentes sem álcool (que fecham os poros e equilibram o P.h. da pele), o tônico específico, o hidratante para pele oleosa e o protetor solar oil free (em gel, loção ou sérum). Lembrando que a regrinha para lavar o rosto é a mesma, descrita acima.

Para finalizar, é importante não expor e pele ao sol excessivo, pois isso produzirá ainda mais óleo, além de envelhecê-la. Proteja-se com bonés, chapéus e barracas, quando estiver pegando uma piscina ou praia. Assim, o rosto estará protegido e o aspecto oleoso da pele poderá ser controlado.

Aprenda como se limpa este tipo de pele: Como limpar pele oleosa

As máscaras também ajudam. Aprenda receitas caseiras: Máscara caseira para pele oleosa: receita