Menu

Decoração

Atualizado em 8 de dezembro de 2011, às 14:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Papel de parede para cozinha: fotos, dicas

Para revestir a cozinha, o papel de parede precisa ser resistente e valorizar o espaço decorado.
347514 Papel de parede para cozinha 7 Papel de parede para cozinha: fotos, dicasEm contraste com uma mobília amarela, um papel de parede monocromático. (Foto: Divulgação)

O papel de parede consegue renovar a aparência dos cômodos e reproduz um efeito estético charmoso. Esse tipo de revestimento fez sucesso há muitos anos atrás, estampando as casas europeias  como indicador de status. Depois de permanecer esquecido por um bom tempo, o papel de parede está sendo retomado pela decoração residencial.

Capaz de combinar com diferentes ambientes, o papel de parede pode cair bem no revestimento vertical das cozinhas. O projeto deve explorar ao máximo o poder desse material, valorizando o acabamento detalhado que somente o papel é capaz de inserir no espaço. É válido tomar muito cuidado com a combinação de cores, uso de estampas e texturas.

Transformando a cozinha com papel de parede

Na hora de usar o papel de parede na decoração da cozinha é necessário estar ciente das medidas para não faltar material. Meça a altura e a largura de cada parede, depois faça a multiplicação e some o total de todas as paredes que precisam ser revestidas. Para não faltar papel de parede no padrão usado, procure comprar os rolos todos de um mesmo lote.

Depois de tomar o cuidado com as medidas do papel de parede, é recomendado escolher um efeito desejado. Nem todos os motivos e cores combinam com a proposta de uma cozinha, já que o espaço requer um revestimento mais moderado, claro e agradável.

Evite decorar as paredes da cozinha com papel de parede escuro, isso pode dar um ar dramático ao ambiente e sobrecarregá-lo. Caso a divisão seja ampla, vale apostar nos grandes padrões que sabem como a iluminação deve ser aproveitada na cozinha. Quando os desenhos do papel de parede são grandes, eles acabam causando a impressão de um espaço pequeno e limitado, então evite esses modelos em cozinhas pequenas.

Como a cozinha é um ambiente onde passam várias pessoas por dia, é necessário escolher um modelo de papel de parede resistente e que não acumule sujeira com facilidade. O material revestido com vinil aparece como uma boa indicação para cozinha porque apresenta resistência à água. Não opte por estampas rústicas e que deixam o ambiente com uma atmosfera antiquada, prefira as alternativas mais coloridas e alegres porque de certa forma elas vão influenciar no dia-a-dia da família.

O papel de parede consegue suprir tanto as necessidades estéticas como funcionais. Caso a cozinha apresente imperfeições ou problemas no revestimento vertical, o papel vai solucionar isso cobrindo a superfície com muito estilo e elegância. Em paredes com fissuras, recomenda-se usar um tipo de acabamento mais grosso e pesado para revestir.

347514 Papel de parede para cozinha 4 Papel de parede para cozinha: fotos, dicasPapel de parede com desenho de chaleiras. (Foto: Divulgação)

As estampas que combinam com a cozinha

O floral costuma combinar bem com as paredes da cozinha, adicionando ao espaço um acabamento romântico e delicado. Folhagens, borboletas, listras e estampa de utensílios domésticos também combinam com a proposta de decoração do cômodo, mas sempre opte por um fundo mais neutro. Outra ideia interessante também é aderir à moda dos adesivos de parede.

Confira a galeria com fotos de papel de parede para cozinha:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.