A dor nos seios ao amamentar pode aparecer por diversos motivos, sendo algo que não deve ocorrer e pode indicar algum problema. Na maioria das vezes, basta ajustar a maneira como o bebê está abocanhando o seio, em outros casos são necessárias diferentes tipos de intervenções. Para saber melhor o que fazer é preciso identificar o porquê do problema.
Dores podem incomodar e atrapalhar as mamadas. (Foto:Divulgação)
Dores no seio ao amamentar: como evitar
As dores podem ser oriundas do chamado reflexo da descida. Que basicamente é quando os seios estão “enchendo” antes da próxima mamada. Muitas mulheres nem percebem esse reflexo durante os primeiros dias de amamentação e quando fica mais frequente essa sensação some.
A produção de leite em abundância também pode ser um causador das dores, mas essa produção tende a diminuir naturalmente, pois organismo se adapta apenas a necessidade do bebê. Para quem tem muito leite é válido a doação dele para um banco especializado.
A candidíase ou sapinho também pode provocar essas dores e elas são sentidas durante toda a amamentação piorando no final dela.
É importante você ler também: Cuidados para amamentar o bebê.
Com pequenos cuidados as dores podem ser evitadas. (Foto:Divulgação)
Como evitar essas dores
– Um boa maneira de prevenir é engrossar a pele da região tomando banhos de sol, deixando os seios descobertos por quanto tempo mais puder.
– O esvaziamento do seio é fundamental para o alivio das dores. Em caso de fissuras, aplicar o próprio leite após as mamadas é importante, pois ele possui substâncias cicatrizantes.
– O bebê deve mamar corretamente e para isso ele não pode apenas pegar o bico do seio, mas sim toda a aréola, pois é onde ficam os depósitos de leite. Ele deve ficar bem acolhido no colo, em hipótese alguma estar solto e com a coluna desalinhada. Segurar firme e com os rosto inteiro voltado para o seio ajude-o a pegar corretamente.
– Sutiã de tamanho ou modelo errado pode ser um grande problema. A costura lateral tem que estar nas costelas e não nos seios, e a parte que abriga as mamas não pode comprimi-las.
Se a dor nos seios não melhorar em alguns dias, procure seu médico ou um posto de saúde para que possa ser examinada e para descartar problemas mais graves, como a mastite.
Amamentar é mágico. (Foto:Divulgação)
Leia também: Dicas para mães que estão amamentando.