Carnaval

Os principais blocos do carnaval carioca

Por Andre

Quando se fala no carnaval carioca, logo vem à mente os desfiles das escolas de samba, que acontecem no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Mas se engana quem pensa que a folia na Cidade Maravilhosa se resume apenas a isso.

O Bloco das Carmelitas é um dos mais movimentados do carnaval carioca (Foto: Divulgação)

Espalhados pelos bairros do Rio de Janeiro, diversos blocos de carnaval arrastam milhões de pessoas às ruas da capital fluminense, agitando tanto os moradores quanto os turistas que chegam de todas as partes do mundo.

Muitos deles foram fundados nas primeiras décadas do século XX e até hoje fazem um imenso sucesso, conquistando os foliões pela alegria e animação, além das tradicionais marchinhas, que a cada ano ganham novas versões.

Principais blocos do carnaval do Rio

O Cordão da Bola Preta é um dos mais tradicionais da Cidade Maravilhosa (Foto: Divulgação)

Alguns dos principais blocos do carnaval carioca são:

Cordão da Bola Preta: fundado em 1918, ele praticamente já se tornou uma instituição carioca, sendo adorado por milhares de pessoas, incluindo muitos famosos.

Simpatia é Quase Amor: criado em meio à campanha “Diretas Já”, em 1985, o bloco tem o humorista Marcelo Madureira como um de seus fundadores.

Suvaco do Cristo: como o próprio nome dá a entender, ele foi fundado nas proximidades do Cristo Redentor, também em 1985.

Bloco das Carmelitas: nascido em 1991, através de uma turma de amigos peladeiros, ele foi batizado dessa forma em homenagem a uma carmelita que teria fugido do Convento de Santa Tereza para pular carnaval com o grupo.

Cacique de Ramos: desfilando desde 1961, o bloco revelou grandes nomes para a música nacional, entre os quais Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz.

Banda de Ipanema: saindo para a folia desde 1959, a banda teve Ziraldo e Jaguar entre seus fundadores, além de ter contado com Chico Buarque e Leila Diniz como alguns dos integrantes do grupo.

Me Beija que Sou Cineasta: surgido em 2009, o bloco reúne cineastas e pessoas apaixonadas pela sétima arte.

Monobloco: tendo os integrantes do grupo Pedro Luís e a Parede como fundadores, o Monobloco nasceu no ano 2000, destacando-se pelo repertório bastante eclético, que costuma atrair milhares de foliões.

Outros blocos que também se destacam

O Afroreggae também se destaca entre os blocos do carnaval do Rio (Foto: Divulgação)

– Afroreggae

– Cordão do Boitatá

– Cardosão de Laranjeiras

– Império da Folia

– Bloco dos Aposentados

– Banda dos Inválidos

– Bangalafumenga

– Barbas

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *