Menu

Beleza

Atualizado em 15 de março de 2013, às 15:08
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mitos e verdades sobre drenagem linfática

A drenagem linfática é um excelente método para eliminar celulites e perder medidas. Veja alguns mitos e verdades sobre a técnica.

A drenagem linfática é um tratamento estético que proporciona muitos benefícios para as mulheres. A massagem terapêutica auxilia na prevenção de celulites, ajuda a eliminar toxinas que formam as gorduras. Entretanto, muitos mitos são criados em relação a drenagem linfática, o que deixa as adeptas a técnica muito confusas. Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre a drenagem linfática. Confira.

594262 A drenagem linfática ajuda a combater os radicais livres e eliminam o excesso de liquidos. Foto divulgação Mitos e verdades sobre drenagem linfática A drenagem linfática ajuda a combater os radicais livres e eliminam o excesso de líquidos. (Foto: divulgação)

Como funciona a drenagem linfática

O nosso sistema linfático atua paralelo a circulação. É formado por um grande número de vasos, distribuídos por todo o corpo, retirando os líquidos em excesso, filtrando e mandando para circulação do sangue. Dessa forma, a drenagem atua levando os líquidos para que as estruturas específicas possam coletá-los.

A massagem é feita através de leves pressões. É importante deixar claro que o método não causa dor e também não deixa hematomas na pele. Essas pressões apenas direcionam os líquidos do corpo para o sistema linfático, onde será jogado fora através da urina.

594262 A drenagem linfática auxilia na redução de medidas. Foto divulgação Mitos e verdades sobre drenagem linfática A drenagem linfática auxilia na redução de medidas. (Foto: divulgação)

Veja também drenagem linfática para fazer em casa, passo a passo 

Mitos e verdades sobre a drenagem linfática

1. Drenagem linfática causa dor.

Mito. A drenagem não pode doer, pois se trata de um processo lento e que exige cuidados, para que a linfa seja levada até os linfonodos. Os movimentos bruscos são prejudiciais para a técnica.

2. É preciso elevar um dos membros para cima para obter melhores resultados.

Mito. Não é necessário, pois teríamos que ficar de 8 a 10 horas com o braço elevado, pois é o tempo que a linfa leva para alcançar seu objetivo.

3. A drenagem ajuda a eliminar a celulite.

Verdade. A drenagem ajuda a acabar com as celulites que ficam na superfície da pele e são células inflamadas. Porém, esse procedimento não garante que elas não voltem, sendo assim é necessário cuidar da alimentação para obter bons resultados.

4. Drenagem linfática emagrece.

Mito. A drenagem é uma técnica que fina na superfície da pele, portanto não atinge a gordura mais profunda. Sendo assim, se não fizer dieta não tem como emagrecer. Ela não deve ser usada para perder peso e sim medidas.

5. Drenagem linfática diminui medidas.

Verdade. Diminui, pois grande parte das medidas é formada pelo acúmulo de líquidos. Esse é combatido através da drenagem.

594262 A drenagem ajuda a combater as celulites. Foto divulgação Mitos e verdades sobre drenagem linfática A drenagem ajuda a combater as celulites. (Foto: divulgação)

Veja também drenagem linfática, quando fazer 

A drenagem linfática é uma técnica muito utilizada para eliminar a retenção de líquidos. Trata-se de um excelente método para diminuir medidas, acabar com a celulite, porém não emagrece, assim com muitas pessoas pensam. Adote hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios físicos para obter melhores resultados na drenagem linfática.