Drenagem Linfática: Quando Fazer?

A drenagem linfática consiste no manuseio específico que age no sistema circulatório e linfático, possibilitando a absorção do líquido intersticial que se acumula nos…

Por Redacao em 21/01/2009

Drenagem Linfática: quando fazer?

A drenagem linfática consiste no manuseio específico que age no sistema circulatório e linfático, possibilitando a absorção do líquido intersticial que se acumula nos tecidos. Esse excesso pode causar celulite, dores, cansaço, varizes, entre outros.

Popular entre as mulheres, a drenagem linfática é um tipo de tratamento que possui principalmente finalidade estética. Com as células eliminando líquidos de forma mais rápida por meio dessa massagem, os tecidos acabam sendo estimulados e passam por regeneração.

Os movimentos da drenagem são bem característicos, consistindo tanto em movimentos circulares como também com o polegar pressionado. A técnica de massagem tem sido muito usada em função do emagrecimento, afinal, ela auxilia na eliminação das indesejáveis gordurinhas localizadas.

O profissional por realizar as massagens da drenagem linfática precisa ser habilitado para tal trabalho, pois qualquer tipo de erro pode resultar em líquidos acumulados em determinadas regiões do corpo e enfim inchaços. O paciente que deseja ser submetido a técnica precisa conhecer as finalidades e as características do sistema linfático.

O tratamento com drenagem linfática pode ser feito de forma manual por meio de aparelhos modernos que funcionam a partir de um sistema inteligente de computador. O procedimento não causa problemas em mulheres gestantes quando realizado de maneira adequada, muito pelo contrário, ajuda a evitar tantos inchaços nesse período.

É importante deixar claro que a drenagem linfática não dói e seus resultados só podem ser verificados depois de algumas sessões. Para drenar o líquido, o esteticista executa pressões leves pelo corpo que não causam dor. Quando o tratamento é feito de forma inadequada, o paciente pode deixar a clínica de estética com manchas roxas pelo corpo.

Antes de escolher uma clínica de estética para fazer a drenagem, é importante avaliar os preços e desconfiar dos lugares que cobram muito barato pelo procedimento. Quando se trata de beleza e saúde, a melhor opção é sempre optar pelo serviço de qualidade

A drenagem linfática deve ser prescrita por especialistas após exames. Há inúmeros casos para este procedimento, porém mais especialmente estes:

Retenção de líquidos;
Circulação deficiente;
Varizes;
Safenectomia;
Edemas;
Celulite;
Linfedemas secundários ou congênitos;
Dores na perna;
Filromialgias.
Gestação

Porém, não se esqueça de consultar um médico!

Top