Menu

Turismo

Atualizado em 7 de março de 2012, às 18:10
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Minas Gerais: Pontos turísticos, dicas

Sem dúvida essa é capital brasileira da cultura e da história. Conheça os tesouros que as cidades mineiras reservam para você.
403581 23.10.09 Minas Gerais em oito quadros INTERNA.jpg 1058132790 Minas Gerais: Pontos turísticos, dicasMinas Gerais Pontos turísticos (Foto: Divulgação)

Repleto de belezas marcantes e com um passado histórico singular, o estado de Minas Gerais é um dos melhores lugares para visitar quando se fala em turismo e cultura. A capital mineira, Belo Horizonte, possui bairros populares e de alto luxo,  marcados pela arquitetura única, em muitos lugares, inspirados nos modelos urbanos de Paris e Washington.

Emoldurada pela Serra do Curral, Belo Horizonte  possui lugares que são referência para a arquitetura mundial, como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e a Praça da Liberdade erguidos durante a administração de Juscelino Kubitschek. Com vida noturna intensa, a cidade ainda é tida como “a capital brasileira dos bares” e possui muitos restaurantes agradáveis para experimentar o melhor da música, entretenimento e gastronomia.

Ao passear por BH, o visitante também deve conferir o estádio Mineirão, o Palácio das Artes e a praça do Papa. O Museu Histórico Abílio Barreto, o Museu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da Estação, os parques Municipal e das Mangabeiras e o Mercado Central também são paradas obrigatórias para quem quer conhecer o melhor desse destino.

Diamantina

Já em Diamantina o turista pode descobrir um pouco da história brasileira através das igrejas da região. Para amantes da natureza existe a opção de  explorar a Gruta do Monte Cristo, o Sítio Arqueológico de Batatal, a Cachoeira do Barão, e a Cachoeira das Fadas, veja.

403581 Diamantina Minas Gerais: Pontos turísticos, dicasDiamantina (Foto: Divulgação)

Cidades Históricas                                                                             

Quem deseja mesmo aproveitar um passeio cultural não pode deixar de conhecer as cidades de Sabará e Tiradentes. A primeira reserva forte herança da época da exploração do ouro em Minas Gerais e possui excelentes museus e igrejas com traços rústicos e Barrocos como Capela da Cruz, Igreja Nossa Senhora do Ó, Matriz Nossa Senhora do Carmo, Senhora das Mercês e outros, confira.

Em Tiradentes, lugar que carrega o nome do pseudônimo do herói e mártir nacional Joaquim José da Silva Xavier, o visitante também encontra igrejas e prédios da época setecentista. No entanto, essa cidade tombada como Patrimônio Histórico Nacional também é sede de vários eventos nacionais como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura e outros. Não deixe de conhecer essa joia do Período Colonial.

403581 Gruta dos palhares 01 Minas Gerais: Pontos turísticos, dicasGrutas e belezas naturais (Foto: Divulgação)

Gruta de Maquiné

Localizada em Cordisburgo, a gruta de Maquiné foi descoberta em 1825 e até hoje é tida como uma das mais belas formações naturais no estado,  com 650 metros lineares de percurso e desnível de 18 metros.

Formada por rochas de origem sedimentar do fundo de mares antigos, a gruta possui fósseis e cristais naturais em seu interior dividido por sete salões enormes que estão separados por passagens estreitas. Dentro dela estão pedras em formatos curiosos que mexem com a imaginação de quem visita.

Minas para Todos os Gostos

Minas Gerais possui diversas opções de atrações para todos os gostos. Não deixe de visitar e descobrir os tesouros que as cidades mineiras reservam para você. Saiba mais acessando também o portal.