Menu

Saúde

Atualizado em 18 de janeiro de 2013, às 15:49 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Medo de altura: como superar

A acrofobia pode ser tornar um problema no dia a dia de muitas pessoas. Veja como superar o medo de altura.

O fato de pensar em olhar para baixo causa arrepio nas costas. O estômago fica embrulhado, a zonzeira aparece e a vontade que dá é de abraçar o chão. As pessoas que sofrem com o medo de altura passam por situações que parecem absurdas para outras. Saiba mais sobre esse assunto e veja como superar.

568045 O medo de altura pode causar sérios problemas. Foto divulgação Medo de altura: como superar O medo de altura pode causar sérios problemas. (Foto: divulgação)

Medo de altura

A pessoa com medo de altura sente tonturas e não consegue olhar para baixo, diante de lugares altos. As situações que sugerem perigo, como edifícios altos, escadas rolantes, ladeiras, são tidas como pontos fortes de acrofobia (medo de altura). Os indivíduos que sofrem essa fobia podem ser acostumar com alguns locais, perdendo o medo, porém irão vivenciar o problema em outros lugares altos.

Quem sofre acrofobia pode ter um surto de pânico quando estão em lugares altos e não encontram uma maneira de sair dele. Esse medo é irracional e faz parte de um transtorno gerado pela ansiedade. Geralmente as pessoas ficam receosas, que é resultado de um equilíbrio. Conhecemos nossos limites e até que ponto podemos chegar, porém quando o medo atinge situações simples do nosso dia a dia, pode ser uma patologia e deve ser tratada.

568045 É preciso superar o medo de altura. Foto divulgação Medo de altura: como superar É preciso superar o medo de altura. (Foto: divulgação)

Leia também fobias: tipos de medo

Como superar o medo de altura

1. Aprender mais sobre o seu medo poderá ajudá-lo a acabar com o mesmo. A incerteza é uma das principais causas do medo, por isso procure saber o significado e o que leva a ter esse medo;

2. Tente superar o medo de altura aos poucos. Tornar isso familiar lentamente e gradativamente poderá ajudá-lo a controlar esse sentimento;

3. Procure ficar perto de pessoas que não tenham o mesmo medo que você. É mais fácil superá-lo com alguém por perto, pois ela irá encorajá-lo;

4. Pense antes de se desesperar. Se estiver em um prédio, veja que não está só e que está seguro nesse local;

5. Converse com alguém sobre seu medo de altura. Isso irá ajudá-lo a dividir as frustrações e elas passam a ser menos difíceis;

6. Faça exercícios de relaxamento. Uma boa dica é fechar os olhos e imaginar a altura que você sente medo. Em seguida vá controlando o sentimento de medo, isso o ajudará a se sentir melhor;

7. Procure um terapeuta para ajudá-lo a acabar com o problema. A terapia aplica vários exercícios que ajudam a controlar o medo, ansiedade e respiração.

568045 O medo de altura faz com que as pessoas se sintam inseguras. Foto divulgação Medo de altura: como superar O medo de altura faz com que as pessoas se sintam inseguras. (Foto: divulgação)

Veja também tratamentos indicados para fobias

O medo de altura pode causar grande desconforto para os indivíduos que sofrem com esse problema em diversas situações. É preciso aprender a lidar com esse medo aos poucos e se preciso não há nada demais em procurar ajuda de um terapeuta. Siga as dicas e supere o medo de altura.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.