Tratamentos indicados para Fobias

PUBLICIDADE

Existem diferentes tipos de fobias, que é o temor ou aversão exagerada perante situações, objetos, animais ou lugares. A lista é enorme e existem fobias para os mais diferentes tipos de coisas, até as mais inusitadas, como a “Anatidaefobia”, que é o medo de ser observado por patos. A fobia é uma coisa séria e que pode levar ao pânico extremo de algumas pessoas para algumas situações.

A Claustrofobia é uma das fobias mais conhecidas, que é o medo de lugares fechados, como um elevador, por exemplo. Muitas pessoas já nascem com a fobia, mas outras desenvolvem com o tempo ou depois de algum episódio traumático. Outro medo muito comum é o medo de avião ou de voar. O medo de altura também está presente em uma grande parte da população, assim como o medo de água ou profundidades. Todos esses medos são classificados em fobias e podem ser tratados com métodos simples ou mais complexos. O tratamento da fobia pode ser indispensável em alguns casos, mas algumas fobias podem acompanhar o individuo o resto da vida.

Muitas pessoas pesquisam sobre como tratar fobias em busca de solucionar problemas cotidianos. Alguns medos impedem pessoas de viverem normalmente, como o medo das ruas, por exemplo. São medos inusitados, mas que estão presentes nas vidas de muitas pessoas. Outro medo que pode atrapalhar e muito uma pessoa de levar uma vida normal é o medo de outras pessoas, o medo de humanos. Isso mesmo! Algumas pessoas não conseguem viver socialmente por ter medo do próximo. Outra situação parecida é a “fobia social”, que é o medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.

PUBLICIDADE

Existe um tratamento adequado para fobias que é um tipo de terapia comportamental cognitiva chamada “terapia de exposição”. É um método bastante eficaz, que vem conseguindo controlar em média 75% dos casos. Esse é um dado do Instituto Nacional de Saúde Mental. Na terapia de exposição, o individuo é exposto, num ambiente seguro e controlado, ao seu objeto ou situação provocadora de medo. Isto é feito de forma gradual. Combinada com técnicas de relaxamento, esta terapia é muito eficaz e proporciona ao individuo um sentimento de controlo.

Além do tratamento médico, que é essa terapia de exposição, existem algumas estratégias que podem ajudar a ultrapassar as fobias. Essas estratégias podem ser usadas no dia-a-dia, seja em casa, no trabalho ou no ambiente em que o paciente apresente o medo ou aversão à alguma coisa. Existem muitas práticas que podem ser feitas por si mesmo, ou seja, pelo próprio paciente. No tratamento para pânicos, evite fumar e ingerir produtos com cafeína, pois acentuam os ataques de pânico. Tenha também cuidado com medicação que contenha estimulantes, como comprimidos de dieta.

Essas foram apenas algumas dicas de tratamentos para fobias. Conversando com um ou mais especialistas no assunto você pode obter um vasto conhecimento sobre o assunto, inclusive conseguir driblar essa fobia que está presente em sua vida ou na vida de algum conhecido.

 

 

 

PUBLICIDADE

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.