Menu

Economia

Atualizado em 27 de julho de 2012, às 11:22 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Medida do CMN autoriza troca de real por dólar em caixas eletrônicos

Para facilitar a vida dos turistas, o CMN vai investir em máquinas cambiadoras, que realizarão operações de câmbio com mais facilidade e sem tanta burocracia.
493830 Medida do CMN autoriza troca de real por dólar em caixas eletrônicos 1 Medida do CMN autoriza troca de real por dólar em caixas eletrônicosPor causa dos eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos, Brasil terá caixas eletrônicos para operações de câmbio. (Foto:Divulgação)

Com o objetivo de facilitar as operações de câmbio o Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou à medida que determina o uso de caixa eletrônico para trocar o real por moedas estrangeiras e vice-versa. A aprovação aconteceu oficialmente na última quinta-feira (26).

Leia mais: Dicas para comprar dólares

Terminais eletrônicos para a troca de moeda

Para recepcionar os turistas, inclusive os atletas, o Brasil está investindo na formação da população e agora também aposta em facilidades para a vida financeira dos estrangeiros. Com a nova medida do CMN, os turistas não enfrentarão tanta burocracia para efetuar a troca da moeda em solo brasileiro. De acordo com as autoridades que aprovaram a ideia, as facilidades de câmbio condizem com as necessidades dos grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil nos próximos anos, ou seja, Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

O limite para cada operação de câmbio em terminais eletrônicos será de 3 mil dólares e as instituições financeiras autorizadas a operar no mercado cambial continuam responsáveis pela segurança e viabilidade da troca da moeda.

493830 Medida do CMN autoriza troca de real por dólar em caixas eletrônicos 2 Medida do CMN autoriza troca de real por dólar em caixas eletrônicosMáquinas permitirão a troca de real por dólar e vice-versa. (Foto:Divulgação)

Geraldo Magela Siqueira, secretário-executivo do Banco Central, declarou que os terminais eletrônicos não servirão para saques de recursos. Para obter dólares, por exemplo, o turista terá que inserir na máquina uma determinada quantidade de reais e efetuar a troca.

Máquinas cambiadoras no Brasil

Embora atualmente não existam terminais de autoatendimento capazes de realizar operações de câmbio, o Banco Central vai trabalhar em parceria com as principais instituições financeiras do país para desenvolver e disponibilizar os equipamentos.

Nos Estados Unidos e na Europa, as máquinas cambiadoras já existem e permitem a troca imediata de diferentes tipos de moeda. No equipamento tradicional que opera hoje no Brasil, os saques são permitidos através do cartão de crédito e os valores aparecem na fatura. Entretanto, o câmbio operado em caixa eletrônico será uma novidade que trará grandes contribuições para o país, especialmente nos centros turísticos.

493830 Medida do CMN autoriza troca de real por dólar em caixas eletrônicos Medida do CMN autoriza troca de real por dólar em caixas eletrônicosA nova medida simplifica as operações de câmbio para pequenos valores. (Foto:Divulgação)

As autoridades financeiras alertam que a medida do CMN simplifica as operações de câmbio para pequenos valores, mas não descarta algumas responsabilidades importantes para que aconteça a conversão da moeda. As pessoas interessadas em usufruir do novo serviço terão que se identificar através do uso de cartão internacional. O Banco Central também dará prioridade para a segurança dos equipamentos e irá instalá-los em áreas com grande concentração de turistas, como aeroportos e supermercados.

Com a nova medida, o Banco Central também pretende democratizar o acesso às máquinas de operações de câmbio. Segundo a regra antiga, somente empresas cadastradas no Ministério do Turismo podem oferecer o serviço de troca de moedas, como é o caso dos hotéis e agências de viagem. Entretanto, com a nova regra, todos os tipos de empresas podem manifestar interesse pela função de correspondente cambial, até mesmo uma padaria.

Veja também: Casas de Cambio em SP – Troca de Moedas Estrangeiras