Dicas para fazer seu casamento sem dinheiro

Confira dicas para fazer seu casamento sem dinheiro. Muitos casais sonham em consolidar a união através do matrimônio, mas nem sempre isso sai barato.…

Confira dicas para fazer seu casamento sem dinheiro. Muitos casais sonham em consolidar a união através do matrimônio, mas nem sempre isso sai barato. É preciso preparar o bolso para investir em vestido de noiva, decoração, comes e bebes, aluguel de espaço, entre outros itens. No entanto, se você está sem grana, saiba que é possível se casar e planejar uma cerimônia econômica.

Dicas para fazer seu casamento sem dinheiro. (Foto Ilustrativa)

Muitas pessoas associam o casamento aos grandes gastos, mas nem sempre é preciso ser dessa forma. Na verdade, o ideal é que o casal comece a vida a dois sem dívidas e com a “conta corrente no azul”. Uma cerimônia simples e modesta pode ser a solução perfeita para quem está sem dinheiro.

Leia mais: Dicas para organizar casamento com pouco dinheiro

Dicas para fazer seu casamento sem dinheiro

O Mundo das Tribos separou dicas para fazer seu casamento sem dinheiro. Confira:

Convide poucas pessoas

Na hora de elaborar a lista de convidados, inclua apenas os amigos e parentes próximos. Reduzir o número de pessoas é uma forma de tornar o evento mais intimista, além do que permite reduzir os gastos com comes e bebes.

A lista de convidados deve ser pequena. (Foto Ilustrativa)

Aposte na Decoração DIY

Existe uma tendência super interessante para quem deseja fazer economia na decoração do casamento, trata-se do “Do It Yourself” (faça você mesmo, em português). Ao invés de contratar uma empresa especializada, você pode bancar o decorador e cuidar de cada detalhe estético da cerimônia e da festa. É possível, por exemplo, montar arranjos com flores da estação e também usar objetos pessoais para decorar, como é o caso dos porta-retratos e livros. Com um pouco de habilidade manual e muita criatividade, dá para confeccionar muitos enfeites.

A Decoração DIY é uma ótima opção para economizar. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Decoração econômica para casamento

Leia Também:  Como organizar casamento simples e barato

Um vestido usado

Ao invés de alugar ou comprar um vestido novo, a noiva pode reformar a peça que foi usada pela mãe ou pela avó. Além de tornar o orçamento mais barato, a ideia também reforça o contexto familiar, de passar de “geração para geração”.

Faça um almoço intimista

Organizar um jantar em um salão pode pesar no orçamento. Portanto, a melhor solução é chamar os amigos para um almoço, logo após a cerimônia no cartório ou na igreja. Essa confraternização pode acontecer no quintal de uma casa, já que é destinada a poucas pessoas.

Escolha bem os comes e bebes

Para tornar o casamento mais barato, o ideal é adotar um cardápio americano, ou seja, em que o convidado fica à vontade para montar o prato. Esse estilo self servisse funciona muito bem nas festas matrimoniais, pois deixa as pessoas à vontade para se servirem e também reduz gastos com garçons.

Escolha um cardápio mais em conta. (Foto Ilustrativa)

No que diz respeito às bebidas, também é importante tomar alguns cuidados para conseguir poupar dinheiro. A compra consignada costuma sair mais em conta, pois ela evita sobras de bebidas.

Veja também: Como organizar um casamento simples e barato

E aí? Gostou das dicas para fazer seu casamento sem dinheiro? Agora é só colocá-las em prática para conseguir realizar o sonho do matrimônio sem pesar no orçamento. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre economia.

 

Top