Menu

Artesanato

Atualizado em 17 de agosto de 2012, às 17:46 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Luminárias para fazer em casa, passo a passo

Aprenda a fazer uma belíssima luminária artesanal, usando o barbante de sisal para montar a armação de uma cúpula.
489124 Luminárias para fazer em casa passo a passo 5 Luminárias para fazer em casa, passo a passoLuminárias de barbante de sisal colorido. (Foto:Divulgação)

As luminárias fazem toda a diferença no visual de um espaço, pois acrescentam um toque de charme e elegância à decoração. Além de deixar os ambientes residenciais mais bonitos e personalizados, os acessórios que iluminam a casa também são capazes de melhorar a sensação de conforto e criar pontos de luz estratégicos.

Consideradas peças versáteis e de muito bom gosto, as luminárias são encontradas à venda em diferentes modelos, que variam quando ao design e efeito de luz. Elas podem enfeitar vários espaços, sobretudo a sala de estar e o quarto, que necessitam de uma iluminação mais aconchegante.

Embora sejam enfeites maravilhosos, as luminárias custam caro nas lojas de decoração. Quem não possui condições financeiras para investir na compra de uma peça, pode optar por confeccioná-la em casa através de incríveis técnicas de artesanato.

Veja outras ideias: Como fazer luminárias recicladas

Uma luminária artesanal

489124 Luminárias para fazer em casa passo a passo 1 Luminárias para fazer em casa, passo a passoLuminária de sisal - chique, barata e fácil de fazer. (Foto:Divulgação)

O sisal, uma fibra têxtil extraída das folhas do agave, pode ser usado para confeccionar uma belíssima luminária em casa. O barbante cru ou colorido deste material é encontrado nas melhores lojas de artesanato, por preços acessíveis.

O barbante será responsável por fazer a trama da cúpula da luminária, que vai adquirir o formato de uma bola com várias áreas vazadas. O aspecto do objeto será decisivo para criar s efeitos de iluminação na hora de decorar um ambiente.

As luminárias são confeccionadas em diferentes tamanhos e, depois, utilizadas como enfeites pendentes no teto, objetos decorativos para móveis e até mesmo para ornamentar o chão. Além de enfeitar os cômodos da casa, a luminária de sisal também pode ser usada em festas.

Saiba mais: Luminárias Artesanais – passo a passo para fazer

Luminária de sisal: passo a passo

489124 Luminárias para fazer em casa passo a passo 2 Luminárias para fazer em casa, passo a passoLuminária de sisal cria um efeito de iluminação incrível. (Foto:Divulgação)

Materiais

- 1 rolo de sisal ou barbante
- 1 kg de cola branca (rótulo azul)
- Bola de plástico (do tamanho desejado para a cúpula)
- Vaselina
- Caneta
- Verniz fixador em spray
- Soquete
- Lâmpada

Modo de fazer

489124 Luminárias para fazer em casa passo a passo Luminárias para fazer em casa, passo a passoSepare os materiais e faça a marcação na bola. (Foto:Divulgação)

1. Ao redor do pino da bola, use a caneta para fazer uma marcação, reproduzindo o tamanho da soquete;

2. Passe vaselina por toda a bola;

3. Em um recipiente a parte, misture a cola com um pouco de água. Em seguida, mergulhe o sisal na substância e deixe de molho por 7 minutos;

4. Dê uma volta em torno da bola com o sisal, depois faça um nó discreto. A trama deve ser feita aleatoriamente, mas tomando cuidado para não invadir a marcação ao redor do pino;

489124 Luminárias para fazer em casa passo a passo 3 Luminárias para fazer em casa, passo a passoApós a secagem do sisal, esvazie a bola para obter a armação da cúpula. (Foto:Divulgação)

5. Concluída a distribuição do sisal por toda a bola, é necessário deixar a peça secar;

6. Após a secagem, remova o pino e esvazie a bola para obter apenas a armação da cúpula feita com sisal;

7. Faça o acabamento da peça usando o verniz em spray. Por fim, prepare o soquete com a lâmpada para inserir a cúpula. Também existe a possibilidade de escolher um tipo de base para o objeto, caso ele não fique pendente.

489124 Luminárias para fazer em casa passo a passo 4 Luminárias para fazer em casa, passo a passoRetire a bola da armação e inclua a soquete com lâmpada. (Foto:Divulgação)
Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.