Inscrições Bolsas de Estudos para Pilotos Anac 2010

PUBLICIDADE

Inscrições Bolsas de Estudos para Pilotos Anac 2010. Foram abertas inscrições pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) onde são oferecidas 213 bolsas de estudo para formação de pilotos (homens e mulheres) para a aviação civil. As oportunidades são disponibilizadas em convênio com 19 aeroclubes de oito estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Tocantins).

O termo piloto pode ser:

Piloto é a denominação dada para um indivíduo que efetua a condução de um veículo específico. (Carros, aeronaves, espaçonaves, embarcações ou motocicletas). São utilizados conhecimentos técnicos na manipulação e observação de parâmetros, tais como: velocidade, altitude, pressões, temperaturas, marchas, rotações por minuto de um motor, consumo de combustível, entre outras.

PUBLICIDADE

O que é ser um piloto de avião?

Piloto de avião é o profissional altamente capacitado que realiza vôos em aviões extremamente seguros. O avanço da tecnologia fez com que várias funções dos pilotos fossem substituídas. Este profissional tornou-se um supervisor de sistemas. Ele tem menos funções agora no sentido de controlar o avião de momento a momento. Agora ele programa o computador, determina parâmetros e monitora a automação. A profissão de piloto é uma das mais cobiçadas dentro da aviação civil.

Quais as características desejáveis para ser um piloto de avião?

Para ser um piloto de avião é necessário que o profissional tenha um compromisso com a segurança e se dedique muito aos estudos e treinamentos. Outras características interessantes são:

  • responsabilidade
  • concentração
  • autocontrole
  • controle emocional
  • capacidade de trabalhar sobre pressão
  • capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais
  • capacidade de trabalhar em equipe
  • raciocínio rápido
  • raciocínio espacial
  • paciência
  • agilidade
  • comprometimento
  • disciplina

Na maioria das circunstâncias, os aspectos físicos e psicológicos são extremamente importante na conduta deste profissional. Os pilotos militares são preparados para situações de estresse intenso.

As vagas foram distribuídas assim: 139 bolsas para o curso prático de piloto privado de avião e 74 para o curso de piloto comercial.

As inscrições poderão ser efetuadas até 12 de fevereiro através do site http://www.anac.gov.br/transparencia/chamadasemAndamento.asp.
Data da prova: 14 de março.
Exigências para se candidatar a uma oportunidade:
Para bolsa de piloto privado de avião

Ter pelo menos 18 anos e não haver completado 31 anos até a data de 04/01/2010.
Ter ensino fundamental completo reconhecido pelo Mec.
Ter Certificado de Capacidade Física de 2ª classe – nível piloto privado.
Ter sido aprovado em banca de exames da Anac para piloto privado de avião, com data de validade posterior a dezembro de 2010.
Possuir, no mínimo, a seguinte quantidade de horas de voo de instrução em avião: 9 horas, se realizadas em entidade de ensino homologada pela ANAC; ou 14 horas, se não realizadas em entidade de ensino homologada pela Anac.

PUBLICIDADE

Para bolsa de piloto comercial de avião

Não haver completado 36 anos até a data de 04/01/2010.
Ter ensino médio completo reconhecido pelo Mec.
Ter Certificado de Capacidade Física de 1ª classe – nível piloto comercial.
Ter sido aprovado em banca de exames da Anac para piloto comercial de avião/IFR, com data de validade posterior a Dezembro de 2010.
Ter, no mínimo, a seguinte quantidade de horas de voo de instrução em avião: – 29 horas, se realizadas em curso de piloto comercial (após cheque de piloto privado) em entidade homologada pela Anac; ou 79 horas, se não realizadas em curso de piloto comercial (após cheque de piloto privado) em entidade de ensino homologada pela Anac.

Para saber mais, confira o edital aqui .

Leia também:

2 Comentários

  • Mensagemquero saber saber o endereço da escola pra eu estar iniciando o curso piloto privado

  • Eu ainda não conhecia este sistema de bolsas, achei super interessante, pois estou iniciando o curso de piloto privado e espero também um dia concorrer a uma das mesmas.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.