Menu

Saúde

Atualizado em 16 de agosto de 2012, às 9:07
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Foliculite: como tratar

A foliculite é um problema muito comum na população. Conheça esse problema e veja como trata-lo de maneira correta.

O frequente e prolongado uso de calças apertadas, em especial as jeans, é um dos fatores contribuintes para o desenvolvimento de foliculite. Por ser um problema de pele muito comum, tanto entre os homens quanto entre as mulheres, separamos algumas informações a respeito. Saiba como tratar a foliculite.

Conheça o tratamento para foliculite no couro cabeludo

502139 O tratamento conosiste no uso de antibióticos por via oral ou tópico. Foliculite: como tratar O tratamento consiste no uso de antibióticos por via oral ou tópico. (Foto divulgação)

Conhecendo mais sobre o problema

A foliculite é um problema dermatológico que acomete um grande número da população. Em geral, seu quadro é manifestado pela presença de “bolinhas vermelhas”, com ou sem a presença de pus. Sua manifestação costuma ocorrer na região das nádegas ou da virilha. Ela consiste em uma infecção ocasionada por bactérias e tem como desencadeante, o uso frequente de roupas de tecidos mais grossos. Esse tipo de vestimenta não deixa que a pele transpire de maneira adequada, favorecendo a proliferação de bactérias, com posterior aparecimento da foliculite.

Outros fatores contribuintes

Além do uso de roupas com tecidos grossos, existem outros fatores que contribuem com o desenvolvimento da foliculite. Entre eles podemos citar:

  • Depilação com uso de cera quente ou fria;
  • Depilação com uso de lâminas.

Em alguns casos, a pessoa apresenta apenas as “bolinhas vermelhas” que são sinais de inflamação. Desse modo, esse quadro é designado como pseudofoliculite.

502139 O uso da Lâmina para deiplar é um dos fatores desencadeantes da foliculite. Foliculite: como tratar O uso da Lâmina para deiplar é um dos fatores desencadeantes da foliculite. (Foto divulgação)

Saiba como tratar a foliculite

O tratamento da foliculite deve ser baseado na orientação de um médico especialista. No entanto, ele normalmente é baseado no uso de antibióticos administrados por via oral, ou utilizado diretamente na lesão. Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso dos ácidos glicólico, salicílico e retinóico. Porém, sua indicação serve para melhorar de maneira mais eficaz o aspecto da pele.

Aprenda a se prevenir da foliculite

O melhor tratamento para foliculite é baseado na prevenção. Por isso, separamos alguns cuidados que se deve ter para evitar que as “bolinhas vermelhas” apareçam:

  • Evite o uso de roupas justas ou de tecidos grossos, de maneira muito frequente;
  • Realiza a esfoliação semanalmente. Ela é a grande aliada no combate a foliculite;
  • Prefira o uso de hidratantes corporais que tenham em sua composição ureia ou ácido glicólico;
  • Caso você tenha muita reação às técnicas rotineiras de depilação, opte pelo método de depilação definitiva a laser. Através da sua prática, o aparecimento da foliculite é diminuído;
  • Ao utilizar as lâminas para depilar, evite passá-la no sentido contrário do crescimento dos pelos.

    502139 Diante de um quadro de foliculite busque a orientaçãod e um médico especializado. Foliculite: como tratar Diante de um quadro de foliculite, busque a orientação de um médico especializado. (Foto divulgação)

A foliculite é um problema dermatológico que acomete tanto homens quanto mulheres. Após manifestada, é de extrema importância que se busque a orientação de um médico especialista para que seu tratamento seja eficaz. Além disso, siga as dicas de prevenção e obtenha uma pele linda e livre da foliculite.

Saiba como prevenir algumas irritações da depilação.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.