Menu
Você está em: MundoDasTribos > Festa Junina Região Sul 2015

Conheça um pouco mais sobre as tradições juninas na Região Sul do Brasil.
5 5 Votos 1 - Votar

A Festa Junina Região Sul 2015 já começou! E tem tudo para ser uma grande comemoração ao longo do mês de junho. Nessa matéria, iremos falar um pouco sobre as tradições que tomam conta dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

205448 Festa Junina Região Sul 2015 Festa Junina Região Sul 2015 Festa Junina Região Sul 2015. (Foto: Divulgação)

Apesar de sua origem ser europeia, a festa junina encontrou um campo fértil no Brasil e hoje é considerado o principal evento do mês de junho. Nessa ocasião as pessoas se vestem de caipira, participam de brincadeiras temáticas, quadrilhas e ainda saboreiam deliciosos quitutes que são considerados tipicamente juninos.

A princípio a festa junina era considerada um evento pagão, mas depois os seus traços foram incorporados ao catolicismo e hoje a comemoração também está associada aos dias de santos populares, como é o caso de São João e São Pedro. A festa junina trazida pelos portugueses adquiriu características da cultura dos afro-brasileiros e indígenas e assumiu um formato endêmico na região nordeste.

Leia mais: Principais Festas Juninas do Sul do Brasil

Festa Junina Região Sul 2015

205448 Festa Junina Região Sul 2015 1 Festa Junina Região Sul 2015 A festa junina é muito animada e colorida. (Foto: Divulgação)

festa junina na região Sul 2015 está sendo comemorada em grande estilo, valorizando o modo caipira de ser e também os elementos regionais. Cada estado costuma incorporar os próprios traços culturais para tornar as festas de São João mais agradáveis e de acordo com as tradições do sul brasileiro.

Muito do que existe nas festas juninas da região Sudeste também é encontrado no Sul do Brasil. No entanto, os gaúchos, catarinenses e paranaenses procuram criar uma comemoração aproveitando os elementos regionais na música, comidas, danças e brincadeiras.

Antes de comparecer a uma festa junina no Sul do país, procure se informar sobre o que é tradicional no evento e explorar ao máximo as manifestações culturais de cada um dos estados da região. Mesmo não possuindo as peculiaridades famosas do nordeste, passar a festa de São João no Sul promete ser uma experiência única e muito divertida.

Tal como acontece nas demais festas juninas do país, os eventos do Sul também possuem uma série de brincadeiras, queima de fogos, barraquinhas de comidas típicas que também se apropriam do regionalismo. Com certeza uma típica festa junina gaúcha terá muito churrasco e chimarrão.

Trajes para a Festa Junina

205448 Festa Junina Região Sul 201120 Festa Junina Região Sul 2015 Trajes Festa Junina (Foto: Divulgação)

Os trajes caipiras também combinam com a região Sul do Brasil, mas essas roupas são associadas ao vestuário regional para tornar a comemoração mais exclusiva. Dessa forma, é comum encontrar homens com trajes de peão e mulheres vestindo roupas delicadas e românticas de prenda. O regionalismo está expresso no uso da bombacha, vestidos rendados e discretos, entre outras peças características principalmente do Rio Grande do Sul.

Veja também: Festas juninas no Rio de Janeiro 2015

Músicas da festa junina

205448 Festa Junina Região Sul 2015 3 Festa Junina Região Sul 2015 Crianças dançando música gaúcha. (Foto: Divulgação)

A festa de São João no sul do Brasil é aquecida pelo ritmo do vanerão, uma dança típica entre os gaúchos e também muito popular no Paraná e Santa Catarina. Para conseguir acompanhar os movimentos da dança, é necessário ter muita disposição, energia e conhecer bem os passos. Ainda se tratando do contexto de danças típicas, vale apena ressaltar a dança das fitas, que possui origem portuguesa e espanhola, mas foi agregada a cultura sulista.

Comidas e Bebidas da Festa Junina

205448 Festa Junina Região Sul 2015 4 Festa Junina Região Sul 2015 Uma mesa com delícias da festa junina. (Foto: Divulgação)

Os quitutes da Festa Junina em sua maioria são feitos com Milho, tendo como destaque os pratos principais: Bolo de milho, Milho, Pamonha, Mingau de milho e muitos outros.

A bebida mais famosa na festa Junina é o Quentão. Feitos com especiarias, e muito degustada em dias de frio. Mesmo no calor de algumas regiões do pais, o Quentão é a bebida principal e típica da Festa Junina.

Dicas de festas juninas no Sul

205448 Festa Junina Região Sul 2015 2 Festa Junina Região Sul 2015 Entre no clima da festa junina no sul do país. (Foto: Divulgação)

Procure conhecer a programação de festa junina no Sul 2015 e aproveitar todas as atrações oferecidas. Os jornais regionais costumam informar as datas dos principais eventos e trazem detalhes desse calendário junino.

Com certeza as cidades do interior do Rio Grande do Sul ou mesmo a capital de Porto Alegre terão boas festas nesse mês de junho, tal como os municípios catarinenses e paranaenses. Busque informações sobre os arraiais que acontecem em colégios, igrejas e universidades da região Sul, que são divertidos e também incorporam as tradições.

Saiba mais: Festa Junina em Alagoas 2015

Essas são algumas dicas e sugestões para a Festa Junina Região Sul 2015. Em todo caso, não deixe de conhecer outros encontros festivais que exploram ao máximo a cultura local sem perder o clima junino.

 

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL