Menu

Saúde

Atualizado em 17 de janeiro de 2013, às 13:29 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Farinha de banana verde: benefícios

A farinha de banana verde é uma grande aliada do bom funcionamento do nosso organismo. Saiba mais sobre os benefícios dessa farinha.

O Brasil é responsável por 9% da produção mundial de bananas. A farinha de banana verde tem sido considerada um alimento funcional, onde o consumo regular proporciona vários benefícios para nossa saúde. Saiba mais sobre o assunto e confira 7 benefícios da farinha de banana verde.

568026 A farinha de banana verde atua na prevenção de várias doenças. Foto divulgação Farinha de banana verde: benefícios A farinha de banana verde atua na prevenção de várias doenças. (Foto: divulgação)

Farinha de banana verde

A farinha de banana verde é composta principalmente de amido.  Quando feita sob condições específicas, é composta de 73,4g/100g de amido total, 17,5g/100g amido resistente e 14,5/100g de fibra alimentar. A produção dessa farinha com grandes quantidades de amido resistente, para ser um produto funcional deve obedecer aos estágios de maturação da banana.

Sendo assim, existem condições específicas para secagem e produção da farinha de banana verde. Segundo pesquisas, ela é rica em fibras o que auxilia no bom funcionamento intestinal e reduz o risco de desenvolver várias doenças crônicas.

568026 A farinha de banana verde melhora o funcionamento intestinal. Foto divulgação Farinha de banana verde: benefícios A farinha de banana verde melhora o funcionamento intestinal. (Foto: divulgação)

Veja também frutas que ajudam a queimar gordura 

Benefícios da farinha de banana verde

1. Previne e controla o diabetes: segundo especialistas a farinha de banana verde é uma grande aliada no tratamento e prevenção do diabetes, já que possui baixo nível glicêmico. A quantidade de glicose liberada pelo alimento no sangue, ao ser digerido ocorre de forma lenta e gradual, mantendo os níveis de glicose no sangue;

2. Melhora o funcionamento intestinal: por ser digerida no intestino delgado, o amido resistente da farinha atua na fermentação de bactérias do cólon.  Dessa forma, a farinha de banana verde estimula o desenvolvimento da flora intestinal, auxiliando na digestão e prevenindo problemas como a prisão de ventre;

3. Proporciona saciedade: por agir como fibra, o amido resistente retarda o tempo da absorção de nutrientes pelas células intestinais, fazendo com que ocorra maior sensação de saciedade. Sendo assim, ela é uma grande aliada do emagrecimento;

4. Previne o câncer de intestino: o amido resistente da farinha de banana verde é digerido como uma fibra insolúvel, auxiliando no bom funcionamento do intestino.  Dessa forma, ela atua na prevenção de constipação, diarreia e também previne o câncer intestinal;

5. Melhora o sistema imunológico: poucas pessoas sabem, mas o bom funcionamento intestinal é muito importante para prevenir doenças. Quando estimulamos o crescimento da flora intestinal benéfica, intensificamos a capacidade de combater bactérias que entram em contato com nosso corpo através dos alimentos. O amido atua como alimento para as bactérias intestinais, que se reproduzem facilmente e estimulam o sistema imunológico;

6. Controla o colesterol: a farinha de banana verde diminui a produção de colesterol pelo fígado e também auxilia na eliminação do mesmo, impedindo que ele se acumule no sangue e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;

7. Atua na prevenção da osteoporose: o amido presente nessa farinha diminui o pH intestinal, o que favorece para absorção de vários nutrientes, entre eles o cálcio. Quando aliamos o consumo de fibras e cálcio, facilitamos a absorção desse nutriente e dessa forma prevenimos a osteoporose.

568026 A farinha de banana verde oferece vários benefícios para a saúde. Foto divulgação Farinha de banana verde: benefícios A farinha de banana verde oferece vários benefícios para a saúde. (Foto: divulgação)

Veja também farinha de banana verde emagrece 

A farinha de banana verde é um alimento rico em amido e fibras que auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo. Quando consumida regularmente, essa farinha atua no funcionamento intestinal, prevenção e tratamento de doenças como diabetes, colesterol, osteoporose, câncer e melhor nosso sistema de defesas. Aposte no consumo da farinha de banana verde. Procure uma nutricionista para orientar sobre as quantidades certas a serem consumidas.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.