Menu

Saúde

Atualizado em 18 de janeiro de 2013, às 8:14
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Exercícios para ativar a circulação

A maior parte das veias e capilares está envolvida por grandes porções de musculaturas. Quando fazemos movimentos de contração e relaxamento dos músculos durantes os exercícios físicos, a circulação sanguínea também é estimulada. Pensando nisso, selecionamos dicas de exercícios para ativar a circulação sanguínea. Confira.

567458 Correr ajuda a ativar a circulação. Foto divulgação Exercícios para ativar a circulação Correr ajuda a ativar a circulação. (Foto: divulgação)

Exercícios físicos e circulação sanguínea

Quando a musculatura do corpo é contraída ao redor de uma veia ela exerce pressão sobre a mesma e empurra o sangue para cima (em direção ao coração). Quando essa musculatura relaxa, ela abre espaço na veia para receber mais sangue para ser levado ao coração. Dessa maneira as válvulas não são sobrecarregadas e exercem sua função sem oferecer riscos para a circulação do sangue.

Porém, os exercícios que utilizam excesso de peso ou impactos, podem ser prejudiciais para a circulação, aumentando as veias doentes. Nesses tipos de exercícios, a musculatura fica contraída durante muito tempo, sendo assim, o sangue fica parado em uma determinada região da veia ou capilar, exercendo pressão e podendo causar dilatação permanente das mesmas. As válvulas também são vítimas da pressão e podem ser deformadas, perdendo sua função de impedir o retorno do sangue.

567458 Pedalar ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Foto divulgação Exercícios para ativar a circulação Pedalar ajuda a melhorar a circulação sanguínea. (Foto: divulgação)

Veja também dicas de motivações para praticar exercícios físicos 

Dicas de exercícios para ativar a circulação

1. Alongamentos: segundo especialistas em fisioterapia, os alongamentos são grandes aliados da circulação sanguínea. Os movimentos podem ser feitos apenas com uma toalha grande e travesseiro para apoiar a cabeça. Estique as pernas para cima, alongando as mesmas com auxílio das toalhas. Esses movimentos aliviam a dor e cansaço das pernas;

2. Caminhadas: as caminhadas são excelentes exercícios físicos, pois bombeiam o sangue ativando a circulação, assim como usar meias elásticas ou elevar as pernas para cima;

3. Corrida moderada: correr é uma excelente forma de ativar a circulação sanguínea. Porém, as corridas intensas podem ser prejudiciais para a circulação, sendo mais indicadas as moderadas;

4. Andar de bicicleta: andar de bicicleta ao ar livre exerce muitos movimentos musculares que melhoram a circulação do sangue, principalmente para as pernas. Aposte nesse exercício com sua família e previna vários problemas relacionados a má circulação;

5. Natação, hidroginástica: qualquer exercício físico praticado na piscina tem um excelente resultado sobre a circulação sanguínea.  Aposte na natação e hidroginástica, pois melhoram a circulação do sangue.

567458 A caminhada ajuda a ativar a circulação. Foto divulgação Exercícios para ativar a circulação A caminhada ajuda a ativar a circulação. (Foto: divulgação)

Veja também exercícios físicos para pernas e glúteos 

Os exercícios físicos são grandes aliados da circulação sanguínea. O ideal é apostar nos alongamentos, caminhadas, corridas, pedaladas, natação, hidroginástica e outros aliados da circulação. Evite exercícios que com grandes impactos e pesos excessivos, pois podem causar má circulação do sangue.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.