Menu
Você está em: MundoDasTribos > Evernote: como usar, dicas

O programa funciona como um gerenciador de informações e aplicativos, que pode ser acessado online por computadores, celulares e tablets.
Por Élida Santos -

O programa organiza seus compromissos e arquivos (Foto: Divulgação)

A tecnologia nos auxilia em muitas tarefas diárias, porém, alguns aplicativos não são tão fáceis quanto gostaríamos. Nessa hora temos a sensação de que tudo poderia ser mais prático do que supostamente é, sem exigir uma perca de tempo simplesmente para aprender o modo correto de se usar algo. O aplicativo da Evernote está dentro desse conceito de comodidade que todos queremos. Ele tem como função primordial resolver um problema corriqueiro nessa era digital: gerenciar a qualidade das informações que chegam até nós diariamente.

Para não esquecer um compromisso, ou aquele dado que você precisa ler em outro momento, com mais calma, cada pessoa adota uma técnica diferente. Alguns, anotam tudo em um único caderno, separam por tópicos e escrevem os endereços eletrônicos que devem ser visitados para que a pesquisa fique completa. Outros mandam um e-mail para sua própria conta com a lista de links que lhe interessa, assim como demais informações. Programar o Outlook para lembrá-lo de um compromisso ou situação também é bastante utilizado, assim como agenda telefônica e de compromissos, e os famosos post-it.

O aplicativo pode ser baixado pacilmente por meio da internet (Foto: Divulgação)

Com o intuito de segmentar e auxiliar cada pessoa a salvar tudo aquilo que com a correria do dia a dia pode ser esquecido, o Evernote disponibiliza funções similares a um bloco de notas. Em pastas você pode separar arquivos de texto, áudio, anexos, imagens e tudo mais que acha necessário organizar. Porém o aplicativo possui três grandes diferenciais:

  • O sistema de busca é minucioso, sendo que até os textos que você coloca nas imagens são verificados quando acionado o buscador. Por isso, para facilitaro processo e torná-lo prático, coloque legendas, nomeie os arquivos e aplicativos com palavras-chaves que remetem ao tema.
  • As notas e arquivos são sincronizados automaticamente entre todos os computadores e equipamentos que você utiliza, ou seja, suas informações ficam armazenadas em dispositivos diferentes, aumentando a comodidade e diminuindo o risco de perda de dados. Entretanto, quando acessar o sistema por meio de computadores públicos tenha cuido para não disponibilizar informações pessoas nessa máquina. Exclua tudo antes de deslogar.
  • Você pode compartilhar as dados com amigos que aderirem o aplicativo. Por exemplo, se você criou um guia de restaurantes é possível divulgar deixando à disposição de outros usuários. Essa ferramente de interação é excelente e pode ser bem aproveitada para divulgar serviços.

O Evernote é prático, rápido e funcional, já que é compatível com computadores MAC e tablets. Você também pode aproveitar esse programa online, via web ou por meio de celulares. Ele também funciona em freemium e existem versões mais completas, que podem ser encontradas facilmente em sites como o Baixaki.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL