Menu

Saúde

Atualizado em 16 de maio de 2011, às 13:55 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Esquizofrenia Sintomas Positivos e Negativos

Esquizofrenia sintomas positivos e negativos1 Esquizofrenia Sintomas Positivos e Negativos

No mundo de hoje, existem milhares de doenças e cada dia que se passa aparecem ainda mais, com sintomas quase imperceptíveis, ou com sintomas facilmente detectados, as doenças estão cada vez mais conquistando cada vez mais espaço na vida das pessoas, isto porque nos dias de hoje, com a correria do dia a dia, as pessoas já não tem qualidade de vida como antigamente, a alimentação é sempre precária e os alimentos nem sempre são naturais, quase sempre industrializados e sem nenhuma vitamina, isto contribui e muito para a baixa qualidade de vida nos dias de hoje.

Vamos falar de uma doença conhecida há milhares de anos, a Esquizofrenia. Esta doença tem como peça chave da sua identificação um transtorno no funcionamento do cérebro, e pode se desenvolver lentamente, levando o paciente e aos seus familiares e amigos a demorar a perceber a sua manifestação, entre o estado normal e o estado funcional da doença pode haver um intervalo de meses, porem alguns pacientes portadores de esquizofrenia apresentam a mudança no quadro cerebral rapidamente, portanto esta doença apresenta quadros não muito específicos da identificação.

Esquizofrenia sintomas positivos e negativos2 225x300 Esquizofrenia Sintomas Positivos e Negativos

Os pontos positivos e negativos da esquizofrenia, serve para apresentar a evolução da doença, partindo do principio da normalidade.

Os sintomas positivos são aqueles que os médicos consideram que não deveriam se apresentar, um exemplo deles é as alucinações.

Os pontos negativos são aqueles que deveriam estar presentes, porem estar ausentes, como exemplo, o desanimo, a capacidade que cada individuo tem de planejar e executar,o que nos leva a conclusão que os pontos positivos não são bons, e os sintomas negativos não são considerados piores que os positivos.

Os sintomas positivos mais comuns na Esquizofrenia são: As alucinações, apresentam-se quase sempre por meio auditivo, e estas vozes colocam a auto estima do paciente sempre em questão, mexem com conceitos e princípios, pode ser sempre a mesma voz, ou não, de pessoas conhecidas ou não, pode apresentar em murmúrios e palavras incompreensíveis, ou diretas e claras. Tais palavras irritariam e humilhariam uma pessoa normal se as ouvissem, no esquizofrênico elas também irradiam transtorno, porem o dono das vozes não existem.

As alucinações visuais são raras para quem sofre de esquizofrenia e pode colocar a duvida no diagnostico da doença. Outro fator muito comum no esquizofrênico são os delírios, quase sempre acompanhados com perseguições, podem acontecer destes delírios serem considerados pelos especialistas como bizarros, um exemplo de delírios desta categoria é o controle dos extraterrestres, ou seja, dizer que os extraterrestres controlam a sua mente. Outro delírio muito comum é a troca de identidade, isto acontece quando o paciente se identifica como sendo outra pessoa, como Napoleão, Deus ou Jesus Cristo.

Esquizofrenia sintomas positivos e negativos3 Esquizofrenia Sintomas Positivos e Negativos

As perturbações dos pensamentos também são bastante comuns nestes casos, porem apresentam-se discretos e as vezes nem mesmo os especialistas conseguem identificá-los, e este diagnostico deve ser preciso, pois as perturbações fazem parte de outros tipos de doenças neurológicas e pode ser que o paciente apresente outro tipo de doença e não esquizofrenia.

Os sintomas negativos presentes na esquizofrenia são: Falta intensa de motivação e apatia presente, este estado de desanimo total é muito comum, após cessar a presença dos sintomas positivos, geralmente o paciente não sente vontade de fazer nada, em geral fica deitado o tempo todo ou na frente da TV, descuida da sua aparência pessoal, e se esquecem até mesmo do que costumavam gostar. Os sentimentos que antes entristeciam ou alegravam nesta fase não estão mais presentes, o que acaba acarretando em isolamento social, pois muitas vezes os pacientes neste estagio costumam ser incompreendidos pelos outros.

Os sintomas negativos não devem ser confundidos com depressão, pois esta doença é tratável e costumar cessar com uso de medicação, já na esquizofrenia, a medicação não conseguiu obter um bom resultado no quadro.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.