Escabiose humana: o que é, tratamento

PUBLICIDADE
Coceira - Pode ser escabiose humana.

A Escabiose Humana, que também é conhecida como Sarna Humana, é uma problema que ocorre na pele, ocasionado por um ácaro. Esse microrganismo leva o nome de Sarcoptes scabiei, da variedade hominis. Existem outras variedades, mas a hominis é a única que afeta o homem.

O contágio dessa doença ocorre no contato de uma pessoa portadora dos sintomas com outra que não possui o problema. Todas as pessoas têm risco de desenvolver o problema, desde crianças a idosos, principalmente aqueles que ficam em contato com animais domésticos.

Sinais e sintomas

Os principais sinais e sintomas que a Escabiose gera são: coceira, elevação da pele formando pápulas com presença de pequenas bolinhas (vesículas). Muitas vezes as vesículas não são visíveis, pois ao coçar o local elas são retiradas, causando ulceras.

PUBLICIDADE

Os locais onde mais aparecem as lesões são dedos, pregas interdigitais, punhos, cotovelos, axilas, região mamária (principalmente ao redor dos mamilos), ao redor do umbigo, nádegas e abdômen.

Nas crianças pode acometer o couro cabeludo, palma das mãos e planta dos pés. Em bebês e crianças muito pequenas (que não sabem coçar) existem lesões nos tornozelos, pois elas acabam esfregando um pé no outro devido a coceira, gerando a ulcera.

Lesões de escabiose na palma da mão.

Tratamento

O medicamento mais utilizado no caso de escabiose são os escabicidas, normalmente em forma de loção:

  • Benzoato de benzila – 25%;
  • Monossulfiran – 25%;
  • Deltametrina;
  • Pasta d’água com enxofre – 5 a 10% ( 2 a 3 vezes por dia, usada para crianças ou gestantes).

Quando a infestação é muito intensa, pode-se utilizar medicação sistêmica, via oral como o Tiabendazol ou a ivermectina.

PUBLICIDADE

Cuidados importantes

Alguns cuidados devem ser tomados para conseguir eliminar completamente a doença.

  • Trocar diariamente as roupas de cama;
  • Trocar várias vezes ao dia a roupa do corpo;
  • Lavar bem as roupas de cama e do corpo com sabão e passar com ferro quente;
  • Tomar vários banhos no dia;
  • Evitar o contato com animais;
  • Passar corretamente o medicamento;
  • Evitar coçar, para não acarretar ulceras e infecções secundárias.

Prevenção do contágio

Quando um membro da família está com escabiose, os outros devem ser investigados. A melhor forma de evitar o contágio da doença é ficando longe de pessoas contaminadas e de animais que possuem a doença.

Cuidado com o contato com animais que possuem sarna.

Muitas pessoas já ouviram falar em sarna, mas algumas não sabem que existe um microrganismo capaz de acarretar a mesma doença em humanos. Fique atento aos sinais e sintomas, pois esse problema de saúde só pode ser eliminado quando tratado corretamente. Na presença de qualquer suspeita da doença, procure um dermatologista e faça o tratamento corretamente.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.