Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Escabiose humana: o que é, tratamento

A Escabiose Humana, também chamada de Sarna Humana, é um problema de saúde muito comum. Saiba mais sobre essa doença e como evitá-la.
383441 escabiose humana Escabiose humana: o que é, tratamento Coceira - Pode ser escabiose humana.

A Escabiose Humana, que também é conhecida como Sarna Humana, é uma problema que ocorre na pele, ocasionado por um ácaro. Esse microrganismo leva o nome de Sarcoptes scabiei, da variedade hominis. Existem outras variedades, mas a hominis é a única que afeta o homem.

O contágio dessa doença ocorre no contato de uma pessoa portadora dos sintomas com outra que não possui o problema. Todas as pessoas têm risco de desenvolver o problema, desde crianças a idosos, principalmente aqueles que ficam em contato com animais domésticos.

Sinais e sintomas

Os principais sinais e sintomas que a Escabiose gera são: coceira, elevação da pele formando pápulas com presença de pequenas bolinhas (vesículas). Muitas vezes as vesículas não são visíveis, pois ao coçar o local elas são retiradas, causando ulceras.

>Os locais onde mais aparecem as lesões são dedos, pregas interdigitais, punhos, cotovelos, axilas, região mamária (principalmente ao redor dos mamilos), ao redor do umbigo, nádegas e abdômen.

Nas crianças pode acometer o couro cabeludo, palma das mãos e planta dos pés. Em bebês e crianças muito pequenas (que não sabem coçar) existem lesões nos tornozelos, pois elas acabam esfregando um pé no outro devido a coceira, gerando a ulcera.

383441 scabies1 Escabiose humana: o que é, tratamento Lesões de escabiose na palma da mão.

Tratamento

O medicamento mais utilizado no caso de escabiose são os escabicidas, normalmente em forma de loção:

  • Benzoato de benzila – 25%;
  • Monossulfiran – 25%;
  • Deltametrina;
  • Pasta d’água com enxofre – 5 a 10% ( 2 a 3 vezes por dia, usada para crianças ou gestantes).

Quando a infestação é muito intensa, pode-se utilizar medicação sistêmica, via oral como o Tiabendazol ou a ivermectina.

Cuidados importantes

Alguns cuidados devem ser tomados para conseguir eliminar completamente a doença.

  • Trocar diariamente as roupas de cama;
  • Trocar várias vezes ao dia a roupa do corpo;
  • Lavar bem as roupas de cama e do corpo com sabão e passar com ferro quente;
  • Tomar vários banhos no dia;
  • Evitar o contato com animais;
  • Passar corretamente o medicamento;
  • Evitar coçar, para não acarretar ulceras e infecções secundárias.

Prevenção do contágio

Quando um membro da família está com escabiose, os outros devem ser investigados. A melhor forma de evitar o contágio da doença é ficando longe de pessoas contaminadas e de animais que possuem a doença.

383441 cachorro cocando petrede Escabiose humana: o que é, tratamento Cuidado com o contato com animais que possuem sarna.

Muitas pessoas já ouviram falar em sarna, mas algumas não sabem que existe um microrganismo capaz de acarretar a mesma doença em humanos. Fique atento aos sinais e sintomas, pois esse problema de saúde só pode ser eliminado quando tratado corretamente. Na presença de qualquer suspeita da doença, procure um dermatologista e faça o tratamento corretamente.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL