Menu

Decoração

Atualizado em 10 de junho de 2010, às 13:10 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Enfeites Para Festa Junina

Enfeites Para Festa Junina Enfeites Para Festa Junina

A festa junina é uma comemoração tradicional no Brasil, capaz de divertir pessoas de todas as idades. O evento originou-se da crença pagã durante a Idade Média no Norte da Europa, mas não demorou muito tempo para que se tornasse reconhecido em outras localidades do mundo. As festas juninas são realizadas ao longo do mês de junho, sendo que cada país que adere a tradição atribuiu novas características ao evento.

No Brasil, a festa junina é comemorada nas cinco regiões, sendo que o nordeste se destaca com os eventos mais populares e correspondentes a cultura. Nos eventos, há muita música caipira, brincadeiras, comidas típicas e danças. A quadrilha ainda é considerada uma das atrações de maior sucesso da festa, divertindo a todos e contagiando com alegria.

Além de valorizar as características tradicionais, os organizadores do evento também precisam se preocupar com a decoração de festa junina. O visual do ambiente onde acontecerá a comemoração precisa ser personalizado com os elementos que simbolizam a festa de São João e contribuam com a descontração dos convidados.

As festas costumam ser realizadas em espaços amplos ao ar livre ou em salões, áreas que permitam a montagem de barraquinhas e mesas para acomodar os convidados. As bandeirinhas coloridas são elementos fundamentais para a tematização do evento, tornando a decoração mais tradicional. Elementos rústicos que relembram o estilo caipira e rural também são bem vindos para caracterizar o ambiente.

Numa festa junina não pode faltar os itens básicos que possuem significados especiais, como é o caso da fogueira, mastro, pão de sebo e fogos de artifícios. O evento também se revela ideal para algumas brincadeiras, entre as quais se destacam a pescaria, tiro ao alvo, valeta e argola.

A escolha dos enfeites para festa junina é essencial para a decoração temática do evento, a preferência pelo estilo caipira e sertanejo pode ser uma ótima aposta para a ocasião. Procure escolher artigos em tons terrosos ou bem coloridos e crie um clima agradável no ambiente da festa. O enfeite de mesa da festa junina também requer uma escolha cuidadosa, fazendo a combinação com a toalha que cobre cada uma das mesinhas dos convidados.

As festas juninas infantis costumam valorizar muito o estilo da decoração, afinal, as crianças precisam “viver” a fantasia dessa comemoração. É comum as festinhas serem organizadas na pré-escola e as professoras logo se preocupam com a elaboração dos enfeites. As bandeirinhas e centros de mesa podem ser confeccionados de forma artesanal junto com os pequenos e consistir numa aula lúdica bem divertida.

Agora que você já sabe os conceitos básicos de como decorar festa junina, é hora de cuidar dos preparativos da comemoração.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.