Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas para passar no concurso para juiz

Para ser aprovado no concurso de juiz, mais do que estudar, você precisa se preparar para todos os trâmites do exame e ter disciplina para colocar em prática algumas orientações.

Todos os anos, milhões de brasileiros tentam conquistar uma vaga em concursos públicos. Entretanto, esta não é uma tarefa fácil, ainda mais quando o alvo é um cargo bem remunerado e bastante concorrido.

A carreira de juiz, por exemplo, é uma das mais almejadas pelos concurseiros de plantão. O alto salário e a possibilidade de ocupar um dos mais elevados cargos do poder judiciário, sem dúvida, são os fatores que mais atraem os participantes.

O alto salário e a possibilidade de ocupar um dos mais elevados cargos do poder judiciário são os principais fatores que atraem os candidatos para o concurso de juiz. (Foto: Divulgação).

Entretanto, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, não existe segredo para quem quer conquistar a magistratura. Na verdade, aqueles que sonham em ser juiz um dia devem estudar e investir o máximo em sua preparação. Por mais que pareça óbvio, este conselho pode fazer a diferença, desde que seja colocado em prática, é claro.

Porém, este estudo precisa ser orientado e bem planejado. Caso contrário, você pode correr o risco de nadar, nadar, nadar e morrer na praia. Para ajudá-lo, separamos algumas dicas sobre como passar num concurso de juiz. Confira e boa sorte!

Veja mais sobre: Como estudar para um concurso público.

Dicas para passar no concurso de juiz

Além do conteúdo da prova, o candidato precisa estudar outros detalhes que podem ser decisivos para a sua aprovação. (Foto: Divulgação).

1. Além do conteúdo da prova, o candidato precisa estudar outros detalhes que podem ser importantes e decisivos para a sua aprovação. Ele deve, por exemplo, se informar sobre as pessoas que fazem parte da banca julgadora, treinar a elaboração de sentenças e estudar estratégias para cada uma das provas (escrita e oral).

2. Sem disciplina, você dificilmente vai conseguir se preparar e conquistar o seu objetivo. Por isso, vale a pena ressaltar sua importância no processo de preparação para o concurso de juiz. Respeite os seus horários e, principalmente, o seu cronograma de estudos e não perca o foco com atividades paralelas.

3. Procure dividir o seu horário semanal para poder aproveitar melhor o tempo de estudo. Se possível, faça um quadro com as horas reservadas para o estudo e para as atividades do seu dia a dia.

Saiba como se organizar para estudar em casa.

Investir em planejamento é importante para você aproveitar melhor os estudos. (Foto: Divulgação).

4. Invista em qualidade e não em quantidade. Vale mais à pena estudar quatro horas concentrado do que oito completamente distraído. Por isso, uma boa dica é reservar para os estudos os horários do dia em que você está mais disposto.

5. Quanto mais cedo você começar a se preparar, melhor. Não espere chegar os meses que antecedem a prova para dar início aos estudos. Desse modo, dificilmente você terá tempo ver todo o conteúdo que cai no exame. O ideal é começar com um ou até dois anos de antecedência, tomando como base os editais de concursos anteriores.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL