Como estudar para um concurso público

Élida Santos 16/12/2011 Educação

A preparação é fundamental para o sucesso no concurso público (Foto: Divulgação)

Um cargo público é sinal de estabilidade. Esse fator e o salário acima da média para a maioria dos cargos são os responsáveis pela grande concorrência. Mas para ser aprovado em um processo de seleção, por meio de concurso público, é necessário muito estudo e dedicação. Para conquistar um cargo público é necessário determinar um tempo do seu dia para estudar. O tempo para praticar deve ser determinado de acordo com a sua capacidade de concentração e absorção da informação. Não adianta ficar horas lendo se não se lembrar de nada depois. É melhor estudar uma hora por dia, concentrado no estudo, do que duas horas, por exemplo, sem qualidade.

A rotina de estudos deve ser respeitada, porém com pausas de 15 minutos a cada 1h30, ou no máximo 2h. Se você criar rotinas de estudos em turnos diferentes, dê uma pausa maior entre os turnos de pelo menos 1h. Durante o intervalo, descanse a mente escutando música ou até mesmo assistindo televisão. Se der para praticar uma atividade física o faça. Só não vale burlar a pausa e ler, mesmo se o livro não tiver a ver com a matéria de estudo, pois a mente continuará operando, e a visão também, ambas em sua potência quase máxima.

Busque em livros e apostilas matérias solicitas no edital do concurso (Foto: Divulgação)

Para estudar o que realmente importa para o concurso público, veja as provas anteriores. Se o processo seletivo estiver em sua primeira edição, leia atentamente o edital, pois nele irá constar o que cairá na avaliação. Vale a pena também pesquisar provas de processos seletivos para cargos do mesmo nível e similar ao que você pretende participar. Observe o raciocínio utilizado na resolução das questões específicas para o cargo e busque apostilas na internet com um conteúdo parecido. É importante começar a rotina de estudos assim que o edital é publicado, para você ganhar tempo.

Não parca tempo, começe a estudar agora (Foto: Divulgação)

Muitos concursos públicos possuem apostilas, que são comercializadas pela empresa promotora do concurso, ou companhias especializadas em apostilas para concursos, que reúnem questões e disciplinas especificas para a prova que deseja prestar. Avalie esse conteúdo e aproveite a apostila para focar no estudo.

Agora que você já sabe como proceder para ter sucesso em um concurso é só colocar o estudo em prática e focar no resultado positivo para conquistar uma vaga em um órgão público.

Outros artigos

Plataforma freire 2012 inscrição, cadastro

02/11/2011

Plataforma freire 2012 inscrição, cadastro

Os profissionais da área da educação possuem uma ferramenta importante de aperfeiçoamento. A Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br/index-static) está com pré...

Itatiaia Móveis de Madeira

18/09/2010

Itatiaia Móveis de Madeira

Não é a toa tanto sucesso e preferência concentrado nos móveis de madeira Itatiaia. A empresa dedica-se desde 1964 em produtos de qualidade, colecionando satisfa...

Inscrições para o vestibular UEG 2012

20/09/2011

Inscrições para o vestibular UEG 2012

Está aberta a temporada de inscrições para vestibulares de verão 2012. E o Sistema de Avaliação Seriada (SAS) da Universidade de Goiás – UEG, anuncia que está co...