Menu
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para limpar os aparelhos eletrônicos em casa

Notebooks, tablets, smartphones e TVs exigem cuidados especiais na hora da limpeza. Confira algumas dicas.
Por Andre -

Vivemos rodeados pelos mais variados tipos de aparelhos eletrônicos, como televisores, equipamentos de som, DVD player, computador, notebook e forno micro-ondas, entre outros, sem falar nos tablets e smartphones.

Limpar os eletrônicos que você tem em casa requer certos cuidados (Foto: Divulgação)

Ao usar um desses dispositivos, você já deve ter reparado que eles costumam acumular poeira, marcas de dedos, gordura e outros tipos de sujeiras, que podem acabar estragando-os, além de contribuírem para o aparecimento de germes e bactérias.

Ou seja, limpar os aparelhos eletrônicos é mais do que mantê-los com uma boa aparência e evitar que eles estraguem. É também uma questão de saúde. Mas para cuidar deles, é preciso seguir algumas regras, pois alguns dos produtos de limpeza usados no dia a dia não são os mais adequados para essa higienização.

Como organizar os fios de aparelhos eletrônicos

Celular: como limpar corretamente

Materiais para limpar aparelhos eletrônicos

Os gadgets com tela sensível ao toque requerem ainda mais atenção (Foto: Divulgação)

Uma das principais dicas para limpar aparelhos eletrônicos é ler o manual de instruções do dispositivo, que geralmente traz todas as indicações dos produtos mais adequados para a tarefa.

Além disso, esqueça produtos como álcool, lustra-móveis, saponáceo, detergente e limpadores multi-uso, entre outros que sejam abrasivos, pois eles podem danificar os aparelhos eletrônicos.

Outra dica interessante é montar um “kit básico de limpeza de eletrônicos”, contendo dois panos macios (que não soltem fiapos), borrifador de água, cotonetes, pincel com cerdas macias e álcool isopropílico, materiais que são muito úteis para limpar a maioria dos gadgets mais usados na atualidade.

Antes de começar a limpeza, verifique se há alguma observação no manual quanto ao uso desses materiais, desligue os dispositivos da tomada, remova a bateria (no caso do notebook), não pressione o display com força (em tablets, smartphones e TVs) para limpar e não aplique nenhum produto diretamente na tela.

Fazendo a limpeza

Álcool Isopropílico e pano que não solta fiapos são bons produtos para a limpeza de eletrônicos (Foto: Divulgação)

No caso de TVs e monitores, umedeça um dos panos e passe-o por toda a superfície da tela, levemente. Depois, use o pano seco para finalizar a limpeza. Caso haja manchas na tela, coloque um pouco de álcool isopropílico no pano seco e esfregue suavemente.

Para limpar smartphones e tablets, o processo é bastante parecido, mas você deve tomar mais cuidados para não estragar a tela touchscreen. Limpe também a carcaça do aparelho e use o álcool isopropílico no pano para desinfetar a tela, evitando as bordas dos botões.

Ao limpar TVs e monitores, passe o pano suavemente nos displays (Foto: Divulgação)

Procedimento semelhante também vale para a limpeza de notebooks, principalmente para a tela. Já o teclado pode ser limpo com o pincel, para retirar a sujeira mais pesada entre as teclas, e com os cotonetes umedecidos em álcool isopropílico para limpar a sujeira grudada nas teclas.

Players de DVD e Blu-ray, decodificadores de TV, modens e aparelhos de som devem ser limpos com pano seco ou levemente umedecido, o mesmo valendo para câmeras digitais e MP3 players.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL