Como organizar fios de aparelhos eletrônicos

A decoração e a segurança da casa podem estar comprometidas por causa dos fios dos aparelhos eletrônicos. Isso acontece porque os cabos ficam embolados…

Os fios amontoados prejudicam a decoração e atrapalham a limpeza.

A decoração e a segurança da casa podem estar comprometidas por causa dos fios dos aparelhos eletrônicos. Isso acontece porque os cabos ficam embolados e aparecendo, criando uma poluição visual no layout do ambiente e ainda por cima oferecendo riscos de acidentes domésticos.

Os fios enrolados e espalhados pela casa fazem uma verdadeira bagunça e também dificultam a limpeza dos ambientes residenciais. Para resolver os problemas aos cabos dos aparelhos da sala, do quarto e do escritório, é necessário manter a organização.

Existem muitas dúvidas sobre como organizar os fios e, em alguns casos, as pessoas até desistem em encontrar soluções. No entanto, é possível manter os cabos arrumados com a ajuda de alguns acessórios, uma variedade que não se limita ao velho e ultrapassado elástico de amarrar dinheiro.

Veja também: Manter a casa organizada – dicas práticas

Organizando os fios dos eletrônicos

Os fios estão presentes em todos os lugares da casa, mas nem sempre tem como arrumá-los da mesma forma. Por isso, na hora de fazer a organização, procure considerar se os cabos pertencem ao computador ou aos aparelhos que compõem a sala de TV (DVD player, home theater, micro system, videogame, televisor, etc.).

Caso nem todos os fios estejam conectados no filtro de linha, é necessário etiquetar para saber qual a função de cada cabo. Por mais que os fios estejam unidos para manter o ambiente organizado, é importante tomar este cuidado de identificação.

Conheça a seguir alguns acessórios que prometem deixar os fios da sua casa mais organizados.

As fitas de velcro permite abrir e fechar quantas vezes for preciso.

Fitas de velcro: são eficientes porque permitem abrir e fechar quantas vezes for preciso. Elas servem para reunir os cabos e prendê-los, mantendo a área organizada. Estas fitas podem ser encontradas a venda em kits e apresentam diferentes cores.

Leia Também:  Quadros para cozinha, modelos e onde comprar

Ganchos com ventosas: normalmente usados na cozinha e no banheiro, estes acessórios também podem ser empregados para organizar os fios. Apesar de não contribuir com uma estética muito bonita, ele é bastante vantajoso para o ambiente que possui uma infinidade de cabos, permitindo a montagem de uma espécie de varal.

Organizador para cabos: trata-se do item mais indicado para agrupar os fios de um ambiente. Graças a sua estrutura flexível e prática, ele permite envolver os cabos por um sistema de espiral.

O organizador para cabos é outro meio eficiente.

Abraçadeiras de nylon: acessórios funcionam como as fitas de velcro, mas sem tanta flexibilidade quanto ao uso.  

Kit organizador de cabo: este produto específico possibilita organizar os fios através de peças fixadas com fitas adesivas. Ele é bastante eficiente para quem deseja separar os cabos por tipos.

Grampos de papel: quem não tem dinheiro para investir em acessórios específicos, pode optar pelas opções improvisadas e que costumam dar certo, como é o caso dos prendedores de papel. Estas peças são bem práticas para reunir os cabos.

 

Top