Pulseira que traduz linguagem de sinais: saiba mais

Andre 29/11/2013 Tecnologia

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 360 milhões de pessoas, em todo o mundo, possuem deficiência auditiva. E foi pensando em facilitar a inclusão delas na sociedade que um grupo de estudantes desenvolveu um dispositivo revolucionário.

A revolucionária pulseira foi criada por estudantes asiáticos (Foto: Divulgação)

Intitulado “Sign Language Ring”, ele consiste em um conjunto de anéis e pulseira, que atua como um tradutor de gestos para a fala e vice-versa, diminuindo as barreiras de comunicação com os deficientes auditivos, através da linguagem de sinais.

Inspirada nos colares budistas utilizados em orações, a pulseira que traduz linguagem de sinais foi desenvolvida por seis estudantes da Universidade da Ásia. O conceito está entre os vencedores do Red Dot Award, premiação de design realizada anualmente.

Como funciona o dispositivo

Os anéis, colocados em três dedos de cada mão, captam os gestos da linguagem de sinais e os traduzem para o inglês (Foto: Divulgação)

Composto por seis anéis e uma pulseira, o dispositivo Sign Language Ring funciona a partir do momento em que o usuário distribui três anéis pelos dedos de cada mão e a pulseira em uma das mãos.

Contando com sensores de movimentos, os anéis interpretam os gestos dos deficientes auditivos, descobrindo o que eles estão “falando” com as mãos, através da linguagem de sinais. Em seguida, a tradução é emitida por uma caixa de som instalada na pulseira, para que a outra pessoa entenda o que o deficiente auditivo está querendo dizer.

Além disso, o sistema também é capaz de fazer o caminho inverso, para que o portador de deficiência auditiva entenda o que a outra pessoa está dizendo. Através de um microfone, ele capta a fala, faz a tradução para texto e o exibe na pequena tela de LED, que faz parte da pulseira.

Outro detalhe interessante é que o dispositivo possibilita a gravação de movimentos próprios, permitindo ao usuário personalizá-lo com seus gestos específicos.

Preço, lançamento

Depois de captar os movimentos, o dispositivo emite a tradução para uma caixa de som instalada na pulseira. O aparelho também faz o caminho contrário, transformando a fala do interlocutor em texto, para o deficiente auditivo (Foto: Divulgação)

Apesar de trazer uma grande facilitação para o estreitamento das barreiras de comunicação com os deficientes auditivos, a revolucionária pulseira ainda não tem previsão de lançamento.

O produto ainda é um protótipo e precisa passar por algumas adaptações, como no caso dos idiomas para os quais a linguagem de sinais é traduzida. Até o momento, a tradução ocorre apenas em inglês, mas deve ganhar novas opções futuramente.

Também não há maiores informações a respeito de quanto custaria a pulseira.

Outros artigos

Lugares Turísticos em Maceió – AL

25/02/2011

Lugares Turísticos em Maceió – AL

A capital de Alagoas é um dos grandes destinos de Turistas de todo o Brasil, com seu clima tropical e suas inúmeras praias, Maceió agrada principalmente os visit...

Escolas de teatro em São Paulo para 2015

22/12/2014

Escolas de teatro em São Paulo para 2015

Conheça Escolas de teatro em São Paulo para 2015. São diversos os lugares em que você encontra cursos de teatro em São Paulo. Esse curso tem diversos benefícios como...

Bofe de Elite no Show do Tom

14/01/2008

Bofe de Elite no Show do Tom

Depois do Sucesso do Filme Tropa de Elite o pessoal vem tentando aproveitar a cauda longa e vem criando novos temas para conseguir audiência em cima do filme que fo...