Menu

Especial: Dia dos Namorados

Atualizado em 8 de maio de 2011, às 22:45 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Dicas de Viagens Culturais para o Dia dos Namorados

Dicas de Restaurante Para o Dia Dos Namorados em Brasília

[06/05/2011]

Dicas de Restaurantes para o Dia dos Namorados em Porto Seguro

[06/05/2011]

O mundo inteiro comemora o Dia dos Namorados, ou dia de São Valentin, em 14 de Fevereiro, data comemorativa do Santo Padroeiro dos apaixonados. No Brasil a data não é ao acaso, mas pensada pelo comerciante paulista João Dória, que trouxe a ideia do Exterior. A data, no Brasil, foi escolhida por ser véspera do dia de outro Santo, neste caso o Antonio, muito conhecido em nossa cultura como santo casamenteiro.

Comemorar o Dia dos Namorados com quem você ama não precisa ser necessariamente uma troca de presentes materiais. Afinal, existem mais coisas a se fazer juntos, sendo que uma boa pedida é investir em um roteiro cultural em seu Dia dos Namorados.

Existem a sua disposição nas melhores agências, pacotes de viagem com destino a cidades onde a cultura, seja ela ligada ao folclore regional ou mesmo uma orquestra internacional irá se apresentar, poderia ser seu foco.

cultura 300x189 Dicas de Viagens Culturais para o Dia dos Namorados

Por exemplo, que tal um roteiro cultural no Dia dos Namorados, onde você se junte ao povo nas ruas e quem sabe até casar? Calma, não é uma jogada de seu(sua) namorado(a), mas sim a maior festa junina do Brasil, em Campina Grande, Paraíba. Durante um mês, de 3 de junho com termino no dia 3 de julho, Campina Grande leva para as ruas a tradição das Festas Juninas, festa popular que vem perdendo força principalmente nos estados do sul do pais. Vale a pena levar quem você ama para se divertir e se libertar da obviedade do presente de Dia dos Namorados.

Se você for comemorar em campina Grande, não deixe de pegar a estrada, rumo à capital paraibana, João Pessoa. Ali também tem quadrilha (ano passado foram em número de 30), além de músicos da terra, que animam o povo com folguedos tradicionais de cidades em torno de João Pessoa, como coco de roda, afoxé, cordel, mamulengo, repente, forró pé-de-serra e xaxado.

Outras opções de cultura nacional? Tem sim:

cultura2 300x220 Dicas de Viagens Culturais para o Dia dos Namorados

Festival Folclórico de Tefé, em Tocantins: entre 1º e 15 de junho grupos folclóricos do médio Solimões apresentam danças e lendas amazônicas, enfocando tanto a riqueza das tradições populares a quanto  preocupação ecológica do caboclo. A atração mais famosa é a Dança do Cacetinho”;

Cavalhadas em Pirenópolis, Goiás: De 12 a 14 de junho,  as batalhas entre mouros e cristãos são revividas nas ruas históricas da cidade de Goiás.

Festa do Divino em Paraty, RJ: Uma das festas mais importantes da Igreja Católica, celebra a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes. No calendário litúrgico, o dia de Pentecostes vem 50 dias após a Páscoa.

cultura3 Dicas de Viagens Culturais para o Dia dos Namorados

Claro que fazer um roteiro cultural no Dia dos Namorados não quer dizer, necessariamente, viajar. De repente, seja lá qual for o motivo, vocês estejam impedidos de grandes gastos ou de se ausentar por muito tempo de suas funções diárias. Que tal visitar a Biblioteca de sua cidade, escolhendo um bom livro de poesia e fazer um sarau particular, regado a vinho e cheio de romantismo? Ou então, alugar DVD´s de filmes clássicos, estourar pipoca e  curtir a noite a dois em companhia de Chaplin, Hitchcock, Anselmo Duarte e outros tantos que deixaram sua marca na Sétima Arte. Não querem ficar em casa? Curtir uma boa MPB em um barzinho com voz e vilão, meia luz e toques por baixo da mesa tem tudo para ser um início de uma noite comemorativa, com muito amor e carinho.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.