Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas Caseiras para Curar Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva, e na maioria dos casos é reversível, esta pode ser associada á placa bacteriana, ulcerativa necrosante, influenciada por hormônios ou por medicamentos que se instalam na gengiva. A principal ação contra esta infecção é escovar os dentes com creme dental e usar fio dental.

Dicas Caseiras para Curar Gengivite 2

Dicas Caseiras para Curar Gengivite

Fatores Causadores da Gengivite

Um dos maiores fatores causadores da gengivite é a limpeza inadequada dos dentes, pois quando o dente não é limpo da maneira correta, as placas que se formam geram uma irritação da gengiva, sem contar as bactérias e toxinas restantes entre os dentes que fazem com que a gengiva fique vermelha e inchada.

Outros fatores correspondentes é a gravidez e diabetes sem controle, pois as fortes alterações hormonais aumentam a susceptibilidade da gengiva de se injuriar. É importante dizer que o risco de danos da gengivite aumenta em casos de cálculos dentais, dentes desalinhados e limpeza inadequada em dentaduras, pontes e coroas.

Dicas Caseiras para Curar Gengivite

Sintomas da Gengivite

Os sintomas mais comuns da gengivite são:

  • Gengiva inchada
  • Feridas na boca
  • Coloração vermelho-brilhante ou roxa da gengiva
  • Gengiva lustrosa
  • Sangramento fácil com a escovação dos dentes.

Dicas Caseiras para Curar Gengivite 1

Prevenção e Tratamento da Gengivite

Como medida de prevenção, conforme supra citado, podemos escolher a completa higiene oral de maneira regular e rotineira, incluindo escovar os dentes e usar fio dental, pois é barato e fácil de fazer. Por outro lado, existem diversas formas de tratar uma gengivite, maneiras essas tanto profissionais, como através de remédios caseiros.

Falando sob o aspecto profissional, é claro que o recomendado é procurar um dentista, e neste caso, este profissional fará uma limpeza minuciosa dos dentes e gengiva e irá remover as placas, um processo que, na maioria dos casos, não é dolorido. Feito esta remoção, espera-se que a gengiva se cure em um período de duas a três semanas. Sempre lembrando que em meio a este processo, a higiene bucal adequada e regular é extremamente necessária.

No quesito remédios caseiros, vamos citar algumas fórmulas que tem sucesso no combate à esta inflamação. A primeira é a combinação de cravo-da-índia e água, onde deve-se colocar a água para ferver, após este procedimento, mergulhe os cravos-da-índia sobre a água fervente por uns 10 minutos e utilizar este chá que se formou para bochechar na boca de 2 a 4 vezes por dia.

Em caso de dores extremas, existe uma formula caseira que ajuda a aliviar, é o caso da utilização de óleo de coco, onde ao fazer massagens no local inflamado da gengiva com este óleo, espera-se que o efeito calmante e anestesiante do mesmo ajude a passar a dor, melhorar a circulação do local e acelerar o processo de cura. Outro produto a swer usado da mesma forma descrita é a tintura de calêndula.

Outra dica para acabar com as dores é o bochecho com água salgada ou água oxigenada, bem como colocar um saco de gelo sobre a face, pois temperaturas frias, neste caso, ajudam a diminuir o inchaço e acabar com as dores. Para desinfetar o local, use uma pasta de bicarbonato de sódio misturada com água, esta ira matar todos os germes do local.

Por fim, não se esqueça dos enxaguantes orais , principalmente os que possuam cloreto de cetilpiridínio ou brometo de domifeno, estes produtos tem efeitos muito eficazes no combate a placa bacteriana.

Dito isto, é válido lembrar quantas vezes forem necessárias de manter uma higiene bucal constante e rotineira, afinal, a assepsia também é saúde.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL