Search

Desnutrição: consequências, sintomas

A desnutrição é um problema muito comum em nosso meio. Conheça as consequências e os sintomas da desnutrição.
Google plus

O Brasil é um dos países em que o problema da desnutrição é ainda muito frequente. A população mais atingida é a que possui baixa renda, devido a falta de alimentos nutritivos nas refeições. Conheça abaixo as consequências e os sintomas da desnutrição.

A desnutrição é um problema que afeta diversas crianças em todo o mundo. (Foto: divulgação)

Definição de desnutrição

A desnutrição é uma condição clínica que ocorre quando o indivíduo não ingere a quantidade de nutrientes suficientes para a manutenção do organismo.

Causas relacionadas

São diversas as causas envolvidas com a manifestação da desnutrição entre os indivíduos. Esse problema pode ser resultado de:

  • Alimentação inadequada ou não balanceada;
  • Doenças que afetam a digestão ou a absorção dos alimentos.

A depender da gravidade, a desnutrição pode ou não apresentar sintomas. Diante do quadro leve, ela é assintomática, passando despercebida pelo indivíduo afetado. No entanto, em outros casos, a desnutrição pode ser um quadro tão grave que o corpo não consegue sobreviver ao problema, tornando-se fatal.

Uma alimentação saudável é a melhor forma de prevenir a desnutrição. (Foto: divulgação)

Sintomas relacionados

O quadro clínico da desnutrição varia e tem relação direta com a causa do problema. Os sintomas mais comuns são o cansaço, a tontura e a perda de peso.

Buscando a orientação de um especialista

A desnutrição é um problema sério e que deve ser prevenido, de modo a evitar as consequências. Por isso, é muito importante que os pais levem os filhos para a orientação de um especialista. Em geral, o tratamento é necessário quando a criança apresenta qualquer alteração na capacidade funcional do corpo, como:

  • Desmaio;
  • Ausência de menstruação;
  • Atraso no crescimento das crianças;
  • Perda de cabelo.

Tratamento da desnutrição

Como a desnutrição é um problema que ocorre devido a falta de nutrientes, o tratamento consiste na sua reposição. Associado a isso, o médico também poderá utilizar alguns medicamentos que tratem os sintomas que o indivíduo apresenta, desde que seja necessário. O prognóstico de melhora dependerá da gravidade da desnutrição. Em geral, quando a deficiência nutricional é corrigida, a sintomatologia que acompanha o problema é combatida. Por outro lado, se a desnutrição não for tratada, ela pode levar à incapacidade mental ou física, podendo levar a morte, quando não diagnosticada e tratada de forma adequada.

Conheça os sintomas da desnutrição. (Foto: divulgação)

A desnutrição é um problema comum em nosso meio e que necessita de diagnóstico e tratamento especializados. Além disso, a depender da gravidade pode levar o indivíduo que sofre com o problema, à morte. Após conhecer um pouco mais sobre esse problema que pode ser prevenido através de uma alimentação adequada, é importante buscar a orientação de um especialista diante de qualquer suspeita clínica.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top