Menu

Saúde

Atualizado em 15 de agosto de 2013, às 8:15 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Desnutrição: consequências, sintomas

A desnutrição é um problema muito comum em nosso meio. Conheça as consequências e os sintomas da desnutrição.

O Brasil é um dos países em que o problema da desnutrição é ainda muito frequente. A população mais atingida é a que possui baixa renda, devido a falta de alimentos nutritivos nas refeições. Conheça abaixo as consequências e os sintomas da desnutrição.

648647 A desnutrição é um probelma que afeta diversas crianças em todo o mundo. Foto divulgação  Desnutrição: consequências, sintomasA desnutrição é um problema que afeta diversas crianças em todo o mundo. (Foto: divulgação)

Definição de desnutrição

A desnutrição é uma condição clínica que ocorre quando o indivíduo não ingere a quantidade de nutrientes suficientes para a manutenção do organismo.

Causas relacionadas

São diversas as causas envolvidas com a manifestação da desnutrição entre os indivíduos. Esse problema pode ser resultado de:

  • Alimentação inadequada ou não balanceada;
  • Doenças que afetam a digestão ou a absorção dos alimentos.

A depender da gravidade, a desnutrição pode ou não apresentar sintomas. Diante do quadro leve, ela é assintomática, passando despercebida pelo indivíduo afetado. No entanto, em outros casos, a desnutrição pode ser um quadro tão grave que o corpo não consegue sobreviver ao problema, tornando-se fatal.

648647 Uma alimentação saudável é a melhor forma de prevenir a desnutrição. Foto divulgação  Desnutrição: consequências, sintomasUma alimentação saudável é a melhor forma de prevenir a desnutrição. (Foto: divulgação)

Sintomas relacionados

O quadro clínico da desnutrição varia e tem relação direta com a causa do problema. Os sintomas mais comuns são o cansaço, a tontura e a perda de peso.

Buscando a orientação de um especialista

A desnutrição é um problema sério e que deve ser prevenido, de modo a evitar as consequências. Por isso, é muito importante que os pais levem os filhos para a orientação de um especialista. Em geral, o tratamento é necessário quando a criança apresenta qualquer alteração na capacidade funcional do corpo, como:

  • Desmaio;
  • Ausência de menstruação;
  • Atraso no crescimento das crianças;
  • Perda de cabelo.

Tratamento da desnutrição

Como a desnutrição é um problema que ocorre devido a falta de nutrientes, o tratamento consiste na sua reposição. Associado a isso, o médico também poderá utilizar alguns medicamentos que tratem os sintomas que o indivíduo apresenta, desde que seja necessário. O prognóstico de melhora dependerá da gravidade da desnutrição. Em geral, quando a deficiência nutricional é corrigida, a sintomatologia que acompanha o problema é combatida. Por outro lado, se a desnutrição não for tratada, ela pode levar à incapacidade mental ou física, podendo levar a morte, quando não diagnosticada e tratada de forma adequada.

648647 Conheça os sintomas da desnutrição. Foto divulgação  Desnutrição: consequências, sintomasConheça os sintomas da desnutrição. (Foto: divulgação)

A desnutrição é um problema comum em nosso meio e que necessita de diagnóstico e tratamento especializados. Além disso, a depender da gravidade pode levar o indivíduo que sofre com o problema, à morte. Após conhecer um pouco mais sobre esse problema que pode ser prevenido através de uma alimentação adequada, é importante buscar a orientação de um especialista diante de qualquer suspeita clínica.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.