Menu

Decoração

Atualizado em 8 de junho de 2012, às 16:06 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração estilo mineiro: dicas, fotos

Aconchegante, robusta e charmosa, a decoração mineira promete deixar a casa com um visual mais familiar e contar histórias através dos seus elementos.
462566 Decoração estilo mineiro dicas fotos Decoração estilo mineiro: dicas, fotosMóveis robustos e vasos grandes são marcas do estilo.

O estilo mineiro tem feito sucesso na decoração, sendo a alternativa perfeita para quem procura uma estética mais robusta e interiorana para personalizar a casa. Charmoso e aconchegante, o estilo mineiro valoriza os móveis antigos, os objetos desgastados e os elementos rústicos.

Por mais que o contemporâneo esteja em alta, a estética mineira continua marcando forte presença nos projetos de decoração. Ela representa uma ótima oportunidade para aqueles que desejam retomar as origens ou trazer a tona o clima aconchegante do campo.

Entendendo o estilo mineiro

O estilo mineiro é desenhado a partir da influência do interior de Minas Gerais, onde as pessoas vivem em casas mais simples, porém confortáveis e acolhedoras. A simplicidade da vida do mineirinho é a principal marca da decoração, que além de tudo explora a madeira bruta, a rusticidade e o artesanato.

Quando se pensa em estilo mineiro, é inevitável não pensar no conceito de uma decoração mais caipira, rural, carinhosa, familiar e reforçada pelo clima country. Além da rusticidade, vale ressaltar a importância que os móveis e objetos antigos assumem na decoração dos espaços.

Como decorar a casa com estilo mineiro?

462566 Decoração estilo mineiro dicas fotos 7 Decoração estilo mineiro: dicas, fotosO clima rural é reforçado pelo estilo mineiro.

Móveis
A mobília com estilo mineiro faz sucesso em todo o Brasil, sendo caracterizada pelos traços artesanais e pelo material robusto usado na confecção. Os móveis de madeira de demolição são os mais recomendados para decorar de acordo com o estilo, como é o caso dos roupeiros, armários de cozinha, aparadores, cômodas, mesas, cabeceiras e bancadas. Até as peças que ficaram esquecidas no tempo são retomadas pela estética mineira, como é o caso das cristaleiras e penteadeiras.

Conheça a mobília do estilo mineiro: Móveis com madeira de demolição

Objetos
A decoração mineira estaria incompleta se não fosse pelos objetos, que normalmente enfeitam os móveis. Entre as peças que não podem faltar, estão: adornos artesanais, flores delicadas, potes antigos, baús, candelabros, castiçais torneados, esculturas de madeira, objetos kitsch, cestos de vime e de palha, peças de louça que não combinam, cerâmicas, latas decorativas, objetos de cobre e arranjos florais. Na cozinha, por exemplo, os utensílios domésticos são deixados a mostra e usados como enfeites.

462566 Decoração estilo mineiro dicas fotos 6 Decoração estilo mineiro: dicas, fotosCozinha com visual country

Cores
Na hora de trabalhar com decoração mineira, vale a pena apostar na paleta de cores country, que inclui branco sujo, tons terrosos e pastéis. Para criar um clima de acolhimento nos ambientes, também é possível trabalhar com vermelho e bege.

Estampas
As estampas do estilo mineiro são adotadas na decoração através dos têxteis. Entre as padronagens que se destacam, vale ressaltar o xadrez, o floral, o listrado e a chita. As peças confeccionadas com patchwork também representam uma ótima opção para dinamizar o visual dos ambientes.

Saiba mais: Decoração com móveis rústicos – fotos

Fotos da decoração com estilo mineiro