Search

Curso de Assistente de Logística Portuária Grátis

Google plus

Se você já observou a movimentação de um porto, deve imaginar a quantidade de pessoas e processos envolvidos na administração e no transporte de cada carga que chega nos navios. Contêineres, caixas e cargas de todos os tipos e tamanhos, provenientes de diversos destinos, dependem de um trabalho consistente de logística para que não se percam, não sejam danificados e não prejudiquem o funcionamento do porto.

O nome desse planejamento é “Logística Portuária”. Profissionais desta área são responsáveis por garantir que todas as operações portuárias funcionem bem, fazendo com que o transporte marítimo seja bem sucedido em todas as suas etapas.

No Brasil, o porto mais movimentado é o de Santos (SP), que atende 26 estados e movimenta mais de US$ 65 milhões, de acordo com dados do IPEA, divulgados em 2007. A atividade do porto é responsável pela geração de renda da cidade e também de municípios próximos, como o Guarujá, que representa a margem esquerda do Porto de Santos. Por isso, os moradores da cidade tem grandes possibilidades de atuar nos processos de logística portuária, desde que sejam capacitados para a função.

Pensando nessa demanda, o programa Via Rápida está com inscrições abertas para o curso gratuito de Assistente de Logística Portuária, que será ministrado no Guarujá. Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo e desejo de aprender como funciona o trabalho. O objetivo do curso é capacitar o trabalhador para a função de auxiliar na logística de operações portuárias, através da aplicação das técnicas de movimentação e armazenamento de materiais, da observação e da aplicação de normas de seguranças requeridas.

Para se candidatar a uma vaga, é necessário fazer a inscrição on-line no site do programa Via Rápida: http://www.viarapida.sp.gov.br/. Depois de preencher o formulário com os dados pessoais requeridos, o candidato passará por uma avaliação e receberá a resposta por carta, que será enviada pelos Correios ao endereço indicado na inscrição.

A favor da qualificação

Com o intuito de oferecer qualificação e capacitação profissional em mais de 130 áreas,o Governo do Estado de São Paulo lançou recentemente o program Via Rápida.

Os cursos são voltados para as áreas de construção civil,comércio,serviços e indústria e duram entre 30 e 90 dias.As aulas são ministradas em unidades do programa e também em unidades móveis,estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.Os cursos podem acontecer também em Escolas Técnicas Estaduais,em Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza,em unidades do Senai,do Senat e na Adeva(Associação de Deficientes Visuais e Amigos).

Para participar,o aluno deve ter idade mínima de 16 anos,ser alfabetizado e comprovar residência do estado de São Paulo. No Guarujá,além do curso de Assistente de Logística Portuária,os moradores podem optar pelos cursos de Recreacionista e Básico em Rotinas de Escritório.Ao todo,são 120 vagas divididas entre os três cursos,que foram montados de acordo com a demanda municipal de atuação profissional.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top