Menu

Saúde

Atualizado em 4 de junho de 2012, às 9:41
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cuidados para não desenvolver diabetes

O diabetes é uma das doenças mais comum em nosso meio e pode trazer inúmeras complicações. Conheça alguns cuidados para prevenir essa patologia.

Segundo os dados mais recentes a respeito do assunto, o número de indivíduos diabéticos está aumentado cada vez mais. Para se prevenir e não ser um dos acometidos por essa doença crônica, confira algumas dicas de cuidados necessários para não desenvolver diabetes.

Leia também: Segundo estudo 5,6% da população brasileira possui diabetes.

459119 O diabetes é uma das doenças mais comuns em nosso meio. Cuidados para não desenvolver diabetesO diabetes é uma das doenças mais comuns em nosso meio.

Manter o peso ideal

Quanto maior o peso que temos, maior deverá ser a produção de insulina para manter o açúcar no sangue sobre controle. Para quem desconhece, a insulina é produzida pelo pâncreas e tem a função de remover a glicose (açúcar) do sangue para as células de gorduras, músculos e do fígado. Pessoas que estão acima do peso, possuem o transporte da insulina prejudicado, principalmente devido à gordura. Assim, para evitar o aparecimento do diabetes, é importante manter o peso sob controle, além de praticar exercícios físicos que ajudam o corpo a queimar energia e ainda melhoram os índices sanguíneos de glicose.

Bons hábitos alimentares

Todo mundo sabe que o ideal, para manter uma vida saudável, é ter uma alimentação bem equilibrada e rica em frutas e vegetais. Além disso, é recomentado optar por alimentos com boa quantidade de nutrientes como proteínas magras, cereais integrais e laticínios com pouca gordura. Estudos mostram que uma dieta com baixo teor de gordura reduz as chances de manifestação do diabetes.

459119 A obesidade pode contribuir para o aparecimento do diabetes. Cuidados para não desenvolver diabetesA obesidade pode contribuir para o aparecimento do diabetes.

Busque apoio

As pessoas sabem que para manter uma vida saudável é preciso ter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos. Porém, colocar isso em prática, muitas vezes é uma verdadeira luta! Poder contar com o apoio de um amigo ou familiar nessas tarefas é uma ótima ideia para quem tem dificuldades de mudar o estilo de vida, iniciando uma nova dieta ou atividade física. A ajuda pode vir tanto de grupos de apoio, como de pessoas próximas, amigos e parentes para encorajá-lo.

É possível prevenir o diabetes!

Se questionarmos as pessoas, a maioria delas afirmariam que sentem receios em desenvolver diabetes. Apesar disso, poucas pessoas agem de modo a prevenir que isso aconteça. Pois é preciso ressaltar que a prática de exercícios físicos, associado a uma alimentação saudável, é possível prevenir o diabetes.

Muitas pessoas encontram-se na categoria de pré-diabéticas, sendo que a maioria delas irá desenvolver diabetes num período de três a cinco anos. Assim, reforçamos a ideia de que o momento de agir é agora!

Leia também: Importância do exercício físico no tratamento do diabetes.

459119 Para prevenir o diabetes é essencial manter uma dieta saudável. Cuidados para não desenvolver diabetesPara prevenir o diabetes é essencial manter uma dieta saudável.

O diabetes é uma doença crônica e cada vez mais comum em nosso meio. Porém, é possível preveni-la, adquirindo alguns hábitos saudáveis a sua vida. Assim, não fique parado, comece hoje mesmo a praticar exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável. A sua saúde agradece!

Leia também: Como conseguir remédios gratuitos para diabetes.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.