Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Criança > Cuidados para amamentar o bebe

Cuidados para amamentar o bebe

Diferente do que muitas mulheres pensam, o ato de amamentar não é um “dom materno”. Na verdade, para que a mãe consiga amamentar seu filho, ela necessita de treinamento, dedicação e paciência. Em alguns casos, elas desistem no meio do caminho, pela falta de cuidados para amamentar o bebe que devem ser tomados durante sua prática. Para conhecer um pouco mais sobre esse assunto, confira algumas informações e dicas.

Leia aqui: 4 Receitas de sucos para bebês

Cuidados para amamentar o bebe (Foto Divulgação: MdeMulher)
Cuidados para amamentar o bebe (Foto Divulgação: MdeMulher)

Cuidados para amamentar o bebê

Para que a amamentação seja prazerosa e eficiente, e preciso que a mãe tome alguns cuidados para amamentar o bebe, durante e depois da sua realização. As dicas são:

  • Opte por um lugar tranquilo

O primeiro passo para se obter sucesso durante a amamentação é escolher um local calmo e tranquilo; quando possível, livre de barulhos e incômodos. Isso ajudará que ocorra uma melhor aproximação entre mãe e filho.

  • Posição ideal para a amamentação

Para que a amamentação seja eficaz, o bebê deve abocanhar a mama de forma correta. Assim, a melhor posição para alcançar esse objetivo, é aquela em que o bebê fica com a barriga encostada na da mãe, com a cabeça e o corpo eretos. Essa posição é também chamada de “cavaleiro”, pois a criança fica sentada de “cavalinho” na perna da mãe.

Veja aqui também: Fotos de Bebês Lindos e Fofos

O leite materno é um alimento completo e deve ser exclusivo até 6 meses (Foto: Divulgação)
  • Calcule os intervalos entre as mamadas

Muitas vezes, o choro do bebê atrapalha o ato de amamentar. Por isso, o ideal é evitar que o bebê chore por fome. Para que esse objetivo seja alcançado, a mãe deve calcular os intervalos entre as mamadas. No início, o bebê deve ser amamentado a cada 2 horas. Porém, com o tempo, esse intervalo pode ser maior, variando entre 3 a 4 horas.

A amamentação necessita de cuidados especiais(Foto Divulgação: MdeMulher)
A amamentação necessita de cuidados especiais(Foto Divulgação: MdeMulher)
  • Esvazie um pouco do peito antes de amamentar o pequeno

Alguns bebês não se sentem satisfeitos com o leite materno e, geralmente acordam logo após a mamada. Especialistas afirmam que a melhor forma de evitar isso, é esvaziar um pouco do leite antes de fornecê-lo ao pequeno. Essa atitude ajuda que o leite rico em nutrientes e gorduras chegue de forma adequada ao bebê.

Amamentar é um ato de amor(Foto Divulgação: MdeMulher)
Amamentar é um ato de amor(Foto Divulgação: MdeMulher)
  • Até os seis meses de vida – leite materno exclusivo

O leite materno possui os nutrientes essenciais para a vida do bebê. Assim, até os seis meses de vida, ele não necessita de outras fontes de alimentação; nem mesmo de água, pois o próprio leite da materno possui os elementos necessários em sua composição.

O ato de amamentar aproxima a mãe e o filho. (Foto: Divulgação)

O ato de amamentar necessita de cuidados especiais para que possa ser eficiente e bem sucedido. É só seguir as dicas anteriormente citadas, para que a amamentação fique muito mais fácil. Vale lembrar que, mediante o aparecimento de qualquer dúvida ou alteração, é necessário procurar um médico especialista o mais rápido possível.

O bebe deve mamar até os 6 meses (Foto Divulgação: MdeMulher)
O bebe deve mamar até os 6 meses (Foto Divulgação: MdeMulher)

Erros comuns na hora de amamentar

Amamentar pode ser um problema se a mamãe não souber fazer da maneira certa. Muitas mães de primeira viagem cometem erros bem comuns ao amamentar, sendo que a maioria desiste de dar de mamar ao seu filho. Para que isso não ocorra nós vamos citar os erros mais comuns e o que pode ser feito para que não ocorram.

– Nervosismo só atrapalha: ter confiança em si própria  é fundamental para dar de mamar. Portanto esteja tranquila e tenha muita calma na hora de amamentar para que seja um ato de amor. Quando a criança mama cria um laço maior entre a mãe e ela, os dois vão se conhecendo cada dia mais;

– Nunca dê de  mamar quando o bebe estiver com sono: o mamar flui melhor quando o bebe está acordado, pois ele consegue abrir melhor a boquinha e pegar o mamilo da forma correta com um pedaço da aréola, sendo que sonolento ele pega só a pontinha do mamilo podendo machucar e gerar uma lesão dolorida tornando o ato de amamentar um sacrifício;

– Mamar não tem horário: o bebe geralmente mama com mais frequência em tempo mais curto. Lembre-se que o bebe não é um relógio para mamar a cada três horas. Ele precisa do leite materno para se desenvolver saudável e feliz;

– Amamentar com muita gente na volta: na hora de dar de mama procure um lugar tranquilo, sem pessoas a volta, principalmente no principio quando a mamãe e o bebe estão criando vínculos mais fortes;

– Amamentar com o bebe deitado: para dar de mama ao bebe coloque-se na posição sentada e deixe a cabecinha do bebe de maneira que fique em pé. Dar de mama com o bebe deitado pode escorrer leite para o ouvido e causar infecção e o risco de o bebe engasgar é maior;

– Desistir na primeira dificuldade: é importante ter perseverança, amamentar no começo pode ser um pouco dolorido, mas depois passa é só fazer a coisa certa, que o ato de amamentar se torna incrível, um ato de amor.

Após o mama ´pe importante colocar o bebe na posição vertical para evitar afogamento com leite (Foto Divulgação: MdeMulher)
Após o mama é importante colocar o bebe na posição vertical para evitar afogamento com leite (Foto Divulgação: MdeMulher)

Quando parar de amamentar

Muitas mamães acham que o seu filho deve mamar até os dois anos de idade, mas esse é um grande erro. O ideal é que o bebe mame até aos 6 meses, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em situações muito raras poderá haver complementação nesse período. O que ocorre é que após os seis meses de vida o bebe já está com todo seu sistema digestivo amadurecido pronto para receber todos os outros alimentos e é importante salientar que ele necessita de nutrientes que  só o leite materno não poderá fornecer.

Amamentar é um ato de amor

Essa é uma frase clichê, mas que se encaixa muito bem para quem amamenta. Quando uma mulher se propõe a dar de mama ao seu bebe ela está contribuindo para que o mesmo cresça forte e saudável. Existe inúmeros mitos para que as futuras mamães não amamentem, mas nem todas acreditam. Amamentar aproxima o bebe da mamãe, ele aprende a conhecer os cheiros, o toque a suavidade da voz da mamãe e o vínculo fica a cada dia maior.

O que ocorre quando uma mulher não dá de mamar?

Pode ocorrer inúmeras situações em que a mulher não possa amamentar o seu bebe, mas é importante lembrar que o que importa, nessa situação é que o bebe sinta o carinho e aconchego do colo da mãe ao alimentá-lo. Não importa se a alimentação é artificial ou no peito, mas que seja feita com amor.

Amamentar deixa os peitos caídos?

Essa é uma polêmica muito grande, se amamentar deixa os peitos caídos, nem sempre, o que deixa os peitos caídos é o efeito sanfona, aquele que todas as mulheres conhecem de engordar e emagrecer. Então, com os peitos é a mesma coisa, se você já sabe que vai ter bebe e que quer dar de mama, tem que começar a se preparar desde o início da gravidez. Procure se alimentar de três em três horas, como alimentos saudáveis para evitar ter fome em excesso e acabar comendo de mais nas horas das refeições. Use sutiã normal, nada de comprar aqueles maiores, como o exemplo do como, pois o copo só enche do tamanho que ele cabe, não é assim? Então, se você deixar seus seios livres eles vão encher como um balão e acabar criando estrias e ficando flácidos.

Use um sutiã confortável, mas que não deixe seus seios soltos, ele deve ficar firme e de preferência aqueles com as laterais e alças maiores.

Seio encaroçado o que fazer?

É comum, no início, enquanto o bebe ainda é pequeno a produção de leite materno ser maior do que o bebe consegue sugar. É nessa hora que o seio fica duro, popularmente chamado de seio empedrado, por conta do leite em excesso. O seio fica dolorido e muitas vezes pode até ocorrer febre. Uma dica bem legal para deixar o seio macio e desmanchar as pedras é ir para baixo do chuveiro morno deixar a água cair sobre os seios e fazer massagem com um pente de dente largos de cima para baixo em direção ao bico do seio. O pente vai ajudar o leite correr nos canais e começar a vazar o alívio é imediato, você pode fazer esse processo quantas vezes for necessário até que as mamadas se normalizem e a produção de leite materno também.

Restrições alimentares

Geralmente não há nenhum tipo de restrição alimentar para as mamães, caso o bebe apareça com algum sintoma anormal, pode ser que algum alimento que a mulher tenha ingerido esteja causando alergia ao bebe. É importante a mamãe cuidar os sintomas. Uma das bebidas que devem ser evitadas nesse período de amamentação é o álcool, pois ele é absorvido pelo bebe através do leite materno. O café deve ser consumido com moderação no máximo duas xícaras por dia, entre outras substância que contenham cafeína.

A melhor opção é que as mulheres que amamentam devem procurar se alimentar de maneira saudável consumindo alimentos naturais e evitando tudo que é industrializado e temperos fortes. Afinal tudo que a mamãe consome passa para o bebe através do leite materno. Fazer dietas nessa fase não é recomendado, uma vez que o organismo necessita de toda energia possível para alimentar o bebe. O próprio ato de mamar emagrece.

 

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *