Menu

Saúde

Atualizado em 25 de fevereiro de 2013, às 15:55 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cuidados ao remover o dente do siso

Muitas pessoas extraem os dentes do siso. Conheça os cuidados que devem existir após remover o dente do siso.

A extração do dente do siso é um ato muito comum entre os indivíduos. Apesar de ser um procedimento, relativamente simples, é muito importante seguir as orientações dadas pelo especialista, em relação aos cuidados pós-operatórios. Tendo isso em vista, conheça os cuidados ao remover o dente do siso.

Saiba como aliviar as dores de dente.

585119 A dor local é uma das causas de remoção dos dentes do siso. Foto divulgação Cuidados ao remover o dente do sisoA dor local é uma das causas de remoção dos dentes do siso. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre os dentes do siso

Os dentes do siso ou terceiro molares ou, como são popularmente conhecidos, os dentes do juízo, são os últimos dentes a surgir na arcada dentária de um adulto. Em geral, a erupção deles ocorre entre os 17 e os 20 anos de idade. Eles estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), estando dispostos do lado direito e esquerdo.

Conheça a razão que leva as pessoas a extrairem o dente do siso

De forma geral, os dentes do siso devem ser removidos, diante das seguintes situações:

  • Falta de espaço na arcada dentária;
  • Dente do siso com cárie;
  • Indicações ortodônticas ou protéticas;
  • Presença de dor na região acometida ou na articulação;
  • Presença de processos infecciosos recorrentes;
  • Posicionamento inadequado.
    585119 Os dentes do siso são os últimos dentes a surgir na arcada dentária. Foto divulgação Cuidados ao remover o dente do sisoOs dentes do siso são os últimos dentes a surgir na arcada dentária. (Foto: divulgação)

Saiba quais são os cuidados que devem ser adotados após a extração do siso

Apesar de ser um procedimento muito comum, algumas pessoas possuem dúvidas a respeito de como se portar após a extração do dente do siso. Devido a isso, separamos algumas orientações a respeito dos cuidados que devem existir após a retirada do siso.

  • Evitar o tabagismo;
  • Evitar a realização de esforço físico;
  • Evitar a ingestão de alimentos duros ou quentes;
  • Evitar colocar o dedo na região da extração;
  • Evitar a realização de natação;
  • Evitar falar demais.

Conheça os alimentos que estão liberados após a extração do siso

O indivíduo deve ficar muito atento aos cuidados que devem ser tomados logo após a retirada do dente do siso, em especial, em relação a alimentação.

  • Alimentos que podem ser consumidos – alimentos frios e de consistência amolecida, como, por exemplo, suco de frutas, sopas, massas e sorvete.
  • Alimentos que devem ser evitados – alimentos quentes e endurecidos como, por exemplo, o chiclete, a maçã e a cenoura.

Saiba o que fazer diante de um sangramento

Após a extração do dente do siso, é comum um número restrito de indivíduos, apresentarem sangramento. Diante desse fato, é importante que a pessoa mantenha-se calma e coloque a cabeça um pouco mais inclinada, quando comparada ao resto do corpo. Após, a pessoa deve colocar uma compressa no local, de modo a realizar a compressão. Caso, essas atitudes não colaborem com a cessação do sangramento, é ideal buscar a orientação de um especialista.

585119 Conheça os cuidados que devem existir após remover os dentes do siso. Foto divulgação Cuidados ao remover o dente do sisoConheça os cuidados que devem existir após remover os dentes do siso. (Foto: divulgação)

A extração do dente do siso é muito comum em nosso meio. No entanto, é muito importante que o indivíduo siga as orientações do profissional, seguindo os cuidados. Essa atitude ajuda a evitar qualquer consequência futura a sua saúde.

Conheça os mitos e verdades sobre o dente do siso.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.