Menu

Serviços

Atualizado em 7 de março de 2013, às 8:45 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > CPF pela internet: quem pode solicitar?

O novo serviço de inscrição no CPF pela internet é destinado à todas as pessoas com título de eleitor e idade entre 16 e 25 anos.

Desde agosto do ano passado, está disponível na internet o serviço de inscrição no CPF via internet. A novidade permite ao usuário solicitar o seu cadastro gratuitamente através do computador, com mais agilidade e rapidez.

Até o seu lançamento, a demanda era de 500 mil pedidos de inscrição por mês. Hoje, na internet, a média é de 200 mil solicitações mensais. De acordo com a Receita, essa diferença se justifica pelo fato de, no caso do pedido online, o contribuinte precisa ter título de eleitor para requerer o documento. Atualmente, há cerca de 170 milhões de CPF no Brasil.

Saiba como tirar título de eleitor pela internet.

Como fazer inscrição no CPF via internet

590701 CPF pela internet – quem pode solicitar CPF pela internet: quem pode solicitar?O serviço permite ao usuário solicitar o seu cadastro gratuitamente através do computador, com mais agilidade e rapidez.. (Foto: Divulgação).

Para solicitar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física via internet, você deve acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Inscrição no CPF”, localizada no menu “Serviços em destaque”. Em seguida, é só ir em “Acesso direto ou com senha específica” e preencher o formulário com os dados solicitados: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome da mãe, endereço telefone fixo e celular.

590701 CPF pela internet – quem pode solicitar2 CPF pela internet: quem pode solicitar?A emissão de cartões de CPF pela Receita está suspensa desde 2010. (Foto: Divulgação).

Ao término da solicitação, a página gera o número do cadastro e o comprovante de inscrição, que pode ser impresso pelo usuário. Lembrando que a missão de cartões de CPF pela Receita está suspensa desde 2010.

Em caso de inconsistência nos dados informados, o internauta deve procurar uma das instituições conveniadas (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios) para finalizar sua inscrição.

Veja também: Regularização cadastral no CPF pela internet.

Quem pode solicitar CPF pela internet

590701 CPF pela internet – quem pode solicitar1 CPF pela internet: quem pode solicitar?Quem já possui inscrição no CPF não pode utilizar o serviço. (Foto: Divulgação).

O novo serviço de inscrição no CPF pela internet é destinado a todas as pessoas com título de eleitor e com idade entre 16 e 25 anos. Quem possui cadastro tentar efetuar uma nova inscrição terá o seu pedido negado. O mesmo acontece ao internauta que não preenche todos os campos do formulário corretamente.

Além de prático, este serviço é um dos mais modernos do mundo e resistente a fraudes. Outra vantagem é o fato do solicitante não precisar por a mão no bolso para efetuar a inscrição. Quem faz o cadastro nas instituições conveniadas precisa desembolsar R$5,70 pelo serviço.

A Receita lembra que, mesmo com a internet, as outras formas de obtenção do CPF continuam válidas. Portanto, caso não tenha titulo de leitor e queira efetuar o seu cadastro é só procurar a agência de uma das entidades autorizadas para realizá-lo.