Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Consulta Benefício Previdência Social

Para realizar consultas no site do INSS é preciso prestar atenção nos documentos exigidos e tê-los em mãos.

A consulta ao benefício da Previdência Social é um serviço que pode ser realizado através da internet. Ao acessar o sistema previdenciário você obterá informações sobre a sua situação como contribuinte, além de verificar seus dados básicos e efetuar consulta de histórico de crédito. A Previdência Social é um órgão que trabalha em prol do trabalhador brasileiro, ela recolhe dinheiro para assegurar a aposentadoria e outros benefícios trabalhistas.

Consulta Benefício Previdência Social. (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Consulta Benefício Previdência Social

Consulta Benefício Previdência Social

Por meio do portal eletrônico da Previdência Social as pessoas podem acessar informações sobre o seu benefício e ter ideia de como mudar dados cadastrais, entre outras dúvidas corriqueiras.

Invista em consultas online para não perder tempo (Foto: Divulgação)

Os benefícios que a Previdência Social oferece são:

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é concedida aos trabalhadores com 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres). No caso dos trabalhadores rurais, a idade mínima é de 55 anos para mulheres e 60 para homens.

Se você quer se aposentar, basta realizar o agendamento eletrônico de um atendimento através do site do Dataprev.

Consulta Benefício Previdência Social pode ser facilmente feita (Foto: Divulgação)

Aposentadoria por invalidez

Quando o trabalhador já não tem boa saúde para realizar o seu trabalho, ele pode alegar invalidez e se aposentar. Contudo, é preciso passar por perícia médica. Isso não é tão simples como parece, para quem deseja se enquadrar neste tipo de aposentadoria, é preciso que haja antes uma documentação que seja relacionada ao seu exercício de trabalho e que tenha sido através dele o seu problema de saúde. Há outros casos também que o idoso pede por conta de não aguentar mais trabalhar e mesmo assim é preciso apresentar diversos exames e passar por muitas etapa para conseguir o benefício.

Vale lembrar que este tipo de aposentadoria tem sido uma dos mais fiscalizados pelo INSS, justamente para evitar que se haja fraudes, o que ocorreu bastante nos últimos anos segundo informações do próprio órgão nacional.

Faça a sua consulta de benefícios diferenciados (Foto: Divulgação)

Aposentadoria por tempo de contribuição

O tempo de trabalho pode determinar a sua aposentadoria. A segurada pode se aposentar assim que completar 30 anos de carteira assinada, já o segurado precisa ter 35 anos para solicitar o seu benefício junto a previdência. Utilize o serviço online de simulação da contagem de tempo de contribuição. Apesar de ser simples acessar suas informações sobre os cálculos, o ideal é que o mesmo seja feito junto com um advogado para esclarecer qualquer dúvida posteriormente.

Use a internet para realizar consultas e requerimentos. (Foto: Divulgação)

Aposentadoria especial

Se o segurado trabalhou em condições prejudiciais à saúde, como o contato com produtos químicos, ele pode solicitar uma aposentadoria especial. Para pedir o benefício, basta agendar atendimento. Outro caso comum são de crianças deficientes, que possuem limitações físicas e necessitam de dinheiro para bancar as necessidades mais básicas como higiene e alimentação. Neste caso, é sempre bom também ter um advogado para acompanhar e dar entrada na documentação pedindo o benefício.

Não perca tempo, pague já o benefício (Foto: Divulgação)

Auxílio-doença

O contribuinte pode solicitar auxílio-doença quando apresenta alguma lesão ou doença. Os seus primeiros 15 dias de afastamento são pagos pelo empregador e o restante fica por conta da previdência. Você pode agilizar o trabalho do INSS, basta fazer o Requerimento de Auxílio Doença no site do Dataprev.

Aposte na consulta na unidade se tiver dificuldades de consultar pela internet (Foto: Divulgação)

Auxílio-acidente

O auxílio-acidente é uma espécie de indenização, caso o trabalhador fique com alguma sequela definitiva em decorrência de um acidente no trabalho. No entanto, para receber o benefício, o segurado precisa agendar uma perícia médica junto ao INSS.

Aposte em benefícios previdenciários (Foto: Divulgação)

Auxílio-reclusão

O auxílio-reclusão tem o compromisso de ajudar a família, enquanto o seu provedor estiver recluso em regime fechado. Quem já deu entrada no pedido pode consultar a situação do benefício pelo site do Dataprev.

Consulte o benefício por meio do site da previdência social (Foto: Divulgação)

Pensão por morte

Quando o segurado da Previdência Social morre, os seus dependentes podem receber pensão por morte. Esse benefício pode ajudar o cônjuge, os pais ou os filhos com idade inferior a 21 anos. O requerimento de pensão por morte pode ser feito pela internet.

Consulte por meio do telefone também o seu benefício (Foto: Divulgação)

Salário-maternidade

O salário-maternidade é um direito de toda mulher que precisa se afastar do trabalho por 120 dias por causa do parto, do nascimento do filho ou adoção de uma criança.  As futuras mamães devem se dirigir até uma agência da Previdência Social para requerer o benefício.

Dê entrada no seu benefício usando o Dataprev. (Foto: Divulgação)

Salário-família

O salário família é um benefício concedido proporcionalmente ao número de filhos com idade de até 14 anos ou que sejam considerados inválidos. A assistência financeira é liberada aos segurados que recebem até R$ 1.025,81.

O site oficial da entidade também permite calcular a aposentadoria, fazer agendamento eletrônico e avaliar as condições para se aposentar sem precisar ir pessoalmente em uma agência de atendimento, evitando filas e demoras. Porém, algumas coisas, como dar entrada na aposentadoria, precisa de um atendimento pessoal.

Tenha uma relação clara com seu advogado

Infelizmente não são todos os profissionais que devemos confiar e um advogado tem em suas mãos dados importantes e para que tudo ocorra bem, é necessário que se faça um acordo e deixe bem claro para o especialista que você sempre pedirá as informações, que também quer ter acesso aos detalhes do processo. Leia bem antes de assinar qualquer papel e ainda consulte familiares para ver a opinião de cada um deles. Lembre-se, você não é obrigado assinar nada sem ler, na hora.

Saiba mais informações sobre: Inss Dataprev – Consulta Extratos de Pagamentos 

Consulta Benefício Previdência Social: Serviço Online

A consulta ao benefício previdência social online é bem simples de se fazer, para efetuar a mesma, basta acessar o Portal Previdência Social . O sistema gerará as informações desejadas a partir dos dados solicitados que deverão ser preenchidos, como número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.

consulta ao benefício da Previdência Social por meio da internet existe para que você possa ver como anda o seu benefício sem sair de casa. Isso ajuda com que as pessoas não percam tempo em filas de unidades do INSS que estão oferecendo benefícios da Previdência Social.

Veja na imagem abaixo como é simples de se fazer a consulta do Benefício Previdência Social:

Tenha em mãos todas essas informações para fazer suas consultas (Foto: Divulgação)

 

Assista a um vídeo explicativo que pode te ajudar muito a ter mais acesso a previdência social com facilidade:

Se você ainda tiver qualquer dúvida e desejar mais esclarecimento, basta ligar para a Central  através do número 135, que não cobra pela ligação, ou acessar o site da Previdência Social.  Lembre-se também de qualquer dúvida pode ser resolvida com um advogado especialista em INSS, que além de responder a dúvida pode te ajudar a entrar numa causa ou algo assim. Então, não deixe de consultar um profissional de sua confiança.

Quer mais dicas sobre INSS? Aqui no Mundo das Tribos preparamos diversos artigos com informações importantes sobre o órgão federal, fique por aqui!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL