Menu

Saúde

Atualizado em 8 de setembro de 2011, às 12:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Conheça as Sopas que Emagrecem

265528 sopa tijela bolinhas Conheça as Sopas que Emagrecem

Quem está evitando o espelho, vive em guerra com a balança e vive ligado nas últimas novidades sobre dietas, provavelmente deve ter notado a importância de escolher os alimentos certos para o seu cardápio, não é mesmo?

Se você é entendida no assunto já deve ter notado a importância que as sopas têm em um momento como esse. Além de agradarem a praticamente todos os paladares, ainda são mais leves e de fácil digestão se comparadas com demais alimentos. Sem contar que elas são mesmo alvos de revistas e sites de dietas da moda, tendo várias receitas a disposição, trazendo promessas que atraem muita gente disposta a perder os quilinhos a mais.

Interessado em dicas e receitas? Confira algumas que podem ser muito úteis nesta missão.

Dicas para preparar uma sopa light

De acordo com o jornal Extra existem regras de ouro que por si só já garantem que uma receita possa ter teor calórico aceitável para uma dieta, garantindo assim uma refeição sem grandes problemas. Confira:

- Use leite desnatado.

- Prefira usar ervas frescas ou secas para assim reduzir o consumo de sal.

- Evite o uso de gordura, especialmente de manteiga. Adicione somente uma colher de chá de azeite no final, ou substitua-o por suco de limão.

265528 10RazoesPComerSopa Conheça as Sopas que Emagrecem

- Evite o uso de creme de leite devido ao seu teor de gordura. Dê preferência ao leite desnatado.

- Fique alerta: não use excessivamente raízes como batata, inhame, aipim, cenoura e beterraba. Prefira alho poró, aipo, cebola, espinafre, abobrinha e chuchu.

- Para dar um sabor a mais, utilize gengibre, alho torrado ou cebola dourada ao invés de queijos gordurosos.

- Evite o consumo do pão ou das torradas e de outros acompanhamentos, como é hábito.

Algumas receitas deliciosas:

Existem muitas receitas de caldos e sopas espalhados pela mídia. Tantas que podem se encaixar ao seu gosto e as suas necessidades. Então selecionamos algumas dessas receitas, mas é claro que, para um melhor efeito elas são divulgadas como sendo associadas a um cardápio específico.

É importante lembrar que algumas das receitas e cardápios de dietas programadas podem ser contraindicadas para gestantes e hipertensos. Outras não devem ser adotadas como um cardápio frequente e rotineiro por serem consideradas restritivas a longo prazo, portanto preste atenção às observações nas presentes matérias.

Confira boas receitas e detalhes a respeito de dietas associadas:

265528 morena sopa pao Conheça as Sopas que Emagrecem

- Revista Ana Maria: Sopa Avalônia

- Revista Ana Maria: Sopa emagrecedora e diurética.

- Revista Boa Forma: Sopas com ervas e especiarias.

- Revista Boa Forma: A dieta da sopa no jantar (acompanha receitas do caldo básico e das possíveis variações light)

- Revista Viva Mais: Sopa de Agrião

- Revista Viva Mais: Sopão emagrecedor.

- Revista Viva Mais: Sopa de gengibre com cenoura.

- Revista Viva Mais: Sopa de Repolho.

- Revista Viva Mais: Sopa desintoxicante.

Lembre-se que o mais indicado para quem deseja perder peso é não apelar para dietas prontas, sendo melhor fazer este processo acompanhado por especialistas, que montará um cardápio alimentar personalizado de acordo com as necessidades do organismo de seu paciente. E claro, esta dieta deverá estar associada a atividades físicas.

Bom apetite!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.