Search

Como Tirar uma Nota Fiscal por Prestação de Serviço

Google plus

Existem muitas pessoas que trabalham em atividades autônomas hoje em nosso país, tanto que o Governo Federal lançou mão o Simples Nacional para facilitar e também contribuir de certa forma para que os trabalhos também tenham direitos. Lógico, que o Simples Nacional é um imposto, porém com essa formalização os trabalhadores deixam de estar a informalidade e passam a ter direitos como aposentadoria e auxílios invalidez, maternidades e também doença, para usufruir de tudo isso é necessário ter um cadastro MEI – Micro Empreendedor Individual, que pode ser obtido facilmente através do site Portal do Empreendedor, feito seu cadastro será hora de pedir a emissão de seu bloco de notas. Saiba a seguir como tirar uma nota fiscal de prestação de serviço tanto por meio de pessoa física, como para os pequenos empreendedores com cadastro no MEI.

O bloco de notas fiscais de prestação de prestação de serviço do pequeno empreendedor deve ser encomendado em qualquer gráfica no município de residência. De posse da nota fiscal de serviço o procedimento para o preenchimento é parecido para ambos os casos, exceto no que se diz respeito à tributação (impostos), por isso abordaremos no final do artigo mais sobre a emissão de nota fiscal de serviço para pessoas físicas. Existem roteiros para a emissão de nota fiscal de serviço na internet, baseando-nos em um deles vamos especificar como emitir a sua:

Primeiramente é preciso ter em mãos os dados completos da pessoa ou empresa para a qual você está trabalhando e precisa emitir a nota fiscal de serviço, esses dados são: nome e endereço completos (no caso das empresas no luar de nome você irá encontrar no cartão de CNPJ a nomenclatura “razão social”), o endereço inclui além de rua, bairro e número, cidade e estado. Um dado muito importante a se averiguar é o número do CNPJ no caso de empresas e CPF no caso de pessoas físicas, ele deve ser preenchido no campo sendo indispensável para a validação de sua nota fiscal.

No caso da inscrição municipal ela também é obrigatória para a tributação de sua nota fiscal, e também para posteriores informações no imposto de renda para quem necessitar fazer a declaração. A data da emissão também é um item importante, onde você deve inserir o dia, mês e ano em que foi tirada essa nota fiscal de serviço. Terminados os dados de referência da nota fiscal é preciso iniciar os dados dos serviços prestados propriamente dizendo, no campo quantidade é necessário colocar um número mesmo que seja uma única prestação, nesse caso o algarismo “1” deve ser inserido, após isso é só colocar os dados do serviço, isso inclui as horas de serviço prestado para no caso de acertos por essa medida, ou apenas o nome do serviço.

Após preencher é necessário calcular o valor do serviço para inserir no campo preço unitário, e caso a nota fiscal se refira a mais de um serviço no final deve se somar o valor para inserir em total. Como informamos anteriormente no caso de pessoa física prestando serviço é necessário pagar impostos diferenciados da pessoa que possui cadastro MEI, cada tipo de serviço é sujeito a um tipo de tributação. Antes de emitir a nota fiscal de serviço verifique a situação cadastral da empresa ou pessoa a qual a nota será direcionada, o site Sintegra informa isso para você, no caso de situação negativa junto a Receita Federal sua nota fiscal não poderá ser emitida.

Para finalizar, muitas prefeituras estão disponibilizando o serviço de emissão de nota fiscal avulsa como são também chamadas as notas de serviço online, para consultar digite no site de pesquisas em que você está habituado a usar “emissão de nota fiscal avulsa…” complementado com a sigla de seu estado, ou nome do município, as instruções para o preenchimento aparecerão mais uma vez, caso seu município não trabalhe com esse tipo de serviço será necessário uma visita à prefeitura para a emissão de sua nota fiscal de serviço.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. CESAR
    Publicado em 18/01/2013 às 5:38 PM [+]

    Boa tardesou microempreendedor individual no interior do estado de SP, quero vender pela internet para todo o estado do brasil, para emitir nota fiscal entre estados precisa ser a nota fiscal eletrônica? Se for nota fiscal eletrônica o microempreendedor individual tera que arcar com os impostos na venda para cada estado? Obrigado

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top