Search

Como remover calos dos dedos

Conheça um tratamento caseiro para amolecer e remover calos dos dedos dos pés e das mãos.
Google plus

Como remover calos dos dedos

Embora nem sempre  entendemos o que é um calo e porque ele se desenvolve, muitas vezes pequenos calos surgem na palma de nossas mãos ou até mesmo nos dedos.

Por que o calo se forma?

Um calo nada mais é do que uma camada mais grossa e endurecida da pele que acabou se desenvolvendo como uma espécie de proteção contra o uso repetido de determinada região.

Por exemplo, quando usamos ferramentas manuais, tocamos instrumentos ou usamos uma caneta ou lápis frequentemente, surgem os calos para proteger a região que está sendo constantemente utilizada. Os calos nos dedos dos pés surgem pelo mesmo motivo,  sapatos apertados acabam fazendo grande pressão sobre os dedos, o que gera aqueles calinhos feios nos dedinhos. Apesar de ser um mecanismo de proteção do corpo, os calos podem se tornar incômodos, irritantes e até mesmo feios. Para acabar com este problema e remover ou amolecer o calo, há algumas técnicas caseiras bem simples e eficazes, confira!

Atividades diárias como tocar instrumentos e usar ferramentas manuais podem provocar calos.

Como remover ou amolecer um calo nos dedos?

Para amolecer um calo são necessários algumas coisas bem simples, baratas e fáceis de serem encontradas: uma bacia pequena, água limpa quente, sal de Epsom –  sulfato de magnésio, também conhecido como sal amargo -, vaselina, pedra-pomes e bandagem adesiva. Inicialmente despeje a água quente na bacia e adicione ½ xícara de sais de Epsom.

Em seguida mergulhe o dedo com calo na mistura e aguarde cerca de quinze minutos. Depois retire o dedo da água, seque-o levemente com uma toalha macia e aplique um pouco de vaselina sobre a pele ao redor do calo, somente em volta. Pegue a pedra-pomes e comece a esfregar sobre o calo para frente e para trás repetidas vezes por um tempo médio de três minutos.

Limpe bem o calo e retire todo o excesso de pele e pó, em seguida aplique vaselina sobre o calo e cubra-o com uma bandagem adesiva. O curativo deve ser mantido durante quatro horas, e então o processo deve ser refeito desde o início. O ideal é que este tratamento seja feito duas vezes por dia, sendo que a última realização deve ser no período noturno e o curativo com vaselina deve ficar sobre o calo durante toda a noite.

Este tratamento não possui um tempo específico de duração e tudo depende do quanto o seu calo diminua. A tendência é que ele vá amaciando aos poucos, até que suma completamente, mas caso as atividades que causaram o calo sejam repetidas, ele podem voltar, e neste caso é necessário voltar a realizar os procedimentos para que ele desapareça.

Depois do tratamento, os dedos das mãos e dos pés devem receber bastante atenção.


Google plus


Este artigo possui 4 comentários

  1. Regiane
    Publicado em 06/06/2013 às 1:53 PM [+]

    olá, estou desesperada.. estou com uma calo enorme em cada dedinho do pé, eles doem quando eu calço algum sapato fechado.. o calo e tão grande que meus dedinhos incharam… Me ajudem Por Fovor.. Pra trabalhar tenho que usar sapato fechado como: tênis, sapatilha.. Preciso de uma solução facil e urgente para se fazer em casa. Obrigada!!!

  2. julia moura
    Publicado em 08/07/2014 às 5:12 PM [+]

    nao tem outra forma de tirar esse calo

  3. elzi marçal moreira
    Publicado em 19/09/2014 às 2:05 PM [+]

    tem saido calos tipo verugas na minha mao nas plama da mao e dedos, tento licha-los mas eles crescem rapidamente, e se licha-lo muito ele sangra, parece que e vivo como acabar com eles?

  4. Karla
    Publicado em 20/09/2014 às 12:35 AM [+]

    Boa Noite Elzi tudo bom, Neste artigo tem uma dica muito boa , uma receita caseira de como remover ou amolecer calos de dedos. Este tratamento não possui um tempo específico de duração e tudo depende do quanto o seu calo diminua. A tendência é que ele vá amaciando aos poucos, até que suma completamente, mas caso as atividades que causaram o calo sejam repetidas, ele podem voltar, e neste caso é necessário voltar a realizar os procedimentos para que ele desapareça. Caso ainda persista os calos bom consultar um dermatologista .
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top