Menu

Saúde

Atualizado em 29 de abril de 2012, às 15:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como remover calos dos dedos

Conheça um tratamento caseiro para amolecer e remover calos dos dedos dos pés e das mãos.
434398 Como remover calos dos dedos 3 Como remover calos dos dedosComo remover calos dos dedos

Embora nem sempre  entendemos o que é um calo e porque ele se desenvolve, muitas vezes pequenos calos surgem na palma de nossas mãos ou até mesmo nos dedos.

Por que o calo se forma?

Um calo nada mais é do que uma camada mais grossa e endurecida da pele que acabou se desenvolvendo como uma espécie de proteção contra o uso repetido de determinada região.

Por exemplo, quando usamos ferramentas manuais, tocamos instrumentos ou usamos uma caneta ou lápis frequentemente, surgem os calos para proteger a região que está sendo constantemente utilizada. Os calos nos dedos dos pés surgem pelo mesmo motivo,  sapatos apertados acabam fazendo grande pressão sobre os dedos, o que gera aqueles calinhos feios nos dedinhos. Apesar de ser um mecanismo de proteção do corpo, os calos podem se tornar incômodos, irritantes e até mesmo feios. Para acabar com este problema e remover ou amolecer o calo, há algumas técnicas caseiras bem simples e eficazes, confira!

434398 Como remover calos dos dedos 1 Como remover calos dos dedosAtividades diárias como tocar instrumentos e usar ferramentas manuais podem provocar calos.

Como remover ou amolecer um calo nos dedos?

Para amolecer um calo são necessários algumas coisas bem simples, baratas e fáceis de serem encontradas: uma bacia pequena, água limpa quente, sal de Epsom –  sulfato de magnésio, também conhecido como sal amargo -, vaselina, pedra-pomes e bandagem adesiva. Inicialmente despeje a água quente na bacia e adicione ½ xícara de sais de Epsom.

Em seguida mergulhe o dedo com calo na mistura e aguarde cerca de quinze minutos. Depois retire o dedo da água, seque-o levemente com uma toalha macia e aplique um pouco de vaselina sobre a pele ao redor do calo, somente em volta. Pegue a pedra-pomes e comece a esfregar sobre o calo para frente e para trás repetidas vezes por um tempo médio de três minutos.

Limpe bem o calo e retire todo o excesso de pele e pó, em seguida aplique vaselina sobre o calo e cubra-o com uma bandagem adesiva. O curativo deve ser mantido durante quatro horas, e então o processo deve ser refeito desde o início. O ideal é que este tratamento seja feito duas vezes por dia, sendo que a última realização deve ser no período noturno e o curativo com vaselina deve ficar sobre o calo durante toda a noite.

Este tratamento não possui um tempo específico de duração e tudo depende do quanto o seu calo diminua. A tendência é que ele vá amaciando aos poucos, até que suma completamente, mas caso as atividades que causaram o calo sejam repetidas, ele podem voltar, e neste caso é necessário voltar a realizar os procedimentos para que ele desapareça.

434398 Como remover calos dos dedos 2 Como remover calos dos dedosDepois do tratamento, os dedos das mãos e dos pés devem receber bastante atenção.
Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.