Faça chapinha sem danificar os cabelos passo a passo

Faça chapinha sem danificar os cabelos passo a passo. A chapinha está no dia a dia de muitas mulheres por ser uma alternativa fácil…

Por Redacao em 13/10/2014

Faça chapinha sem danificar os cabelos passo a passo. A chapinha está no dia a dia de muitas mulheres por ser uma alternativa fácil e rápida para alisar os cabelos. Também prática, a chapinha pode até mesmo cachear os cabelos quando manuseada de uma forma diferente. Porém seu uso excessivo e sem os produtos certos no cabelo, as madeixas tendem a ficar ressecadas. Há quem danifique tanto o cabelo que apenas uma forte hidratação, cauterização ou até mesmo corte das pontas, pode trazer a vida aos cabelos.

Diferenças entre relaxamento e alisamento

Faça chapinha sem danificar os cabelos passo a passo - O uso da chapinha pode danificar o seu cabelo ao longo do tempo (Foto: Divulgação)

Faça chapinha sem danificar os cabelos passo a passo

É possível usar chapinha e não danificar os cabelos usando produtos específicos e seguindo algumas dicas. Faça chapinha sem danificar os cabelos passo a passo:

  •  Lave bem os cabelos e enxague com cuidado
  • Tire a umidade dos cabelos com uma toalha.
  • Secar com secador diminui o trabalho da chapinha e faz com que o cabelo fique com mais brilho e balanço. Só não vale colar a ponta do secador nos fios, isso também queima e danifica os cabelos.
  • O mercado oferece algumas chapinhas desenvolvidas para alisar cabelos úmidos com a proposta de secar e alisar ao mesmo tempo, mas seu cabelo precisa estar minimamente úmido para a prancha secar. Caso contrário terá que passar várias vezes na mecha para secá-lo e este processo é prejudicial.

Quando se trata de cabelos é sempre melhor prevenir do que remediar (Foto: Divulgação)

Leia também: Maiores erros na hora de fazer chapinha

  • Utilize um protetor térmico nos fios para evitar que eles sofram danos irreparáveis em contato com o calor da prancha
  •  Verifique a temperatura da chapinha. Especialistas recomendam que ela não passe dos 180 graus.
  •  Divida o cabelo em mechas de dois a três dedos de diâmetro e passe o aparelho da raiz as pontas, começando pela nuca. Tenha cuidado com os movimentos: nunca deixe a chapinha parada em ponto por muito tempo.
  • Ao terminar a chapinha, aplique um reparador de pontas. Quem tem cabelos muitos secos, pode passar no cabelo todo, pois, ficará mais macio.

Dicas para usar chapinha sem danificar os cabelos

Os protetores térmicos são produtos termoativos protegem os fios do calor da prancha ou do secador, diminuindo consideravelmente os danos. Além de proteger, os protetores térmicos minimizam o frizz e deixa os fios macios. O indicado é aplicar o protetor térmico após secar totalmente fazer a chapinha.

Existem diversas dicas que podem ser seguidas na hora de fazer chapinha para não danificar as madeixas (Foto: Divulgação)

Se optar em fazer escova antes, aplique o protetor nos cabelos úmidos e comece a escová-los. Hoje existe uma variedade de protetores no mercado atendendo as necessidades de cada tipo de cabelo, inclusive os próprios leave in já vem com proteção térmica para chapinha e secador.

Fazer hidratação semanalmente é uma boa medida para repor a umidade que a chapinha  retira  que é essencial para manter os cabelos macios. Além disso é importante lembrar que não é indicado fazer chapinha com cabelo sujo,  vai deixar seus fios pesados, com aspecto mais sujo e o único brilho que terá será da oleosidade que a chapinha vai espalhar para o resto do cabelo.

Não use chapinha nos cabelos molhados (Foto: Divulgação)

Leia mais: Aprenda a fazer alisamento com maizena e leite

Na hora de fazer a chapinha deslize rapidamente, quanto mais lento você desliza a chapinha mais danos ela vai causando. Faça chapinha sem danificar os cabelos passo a passo virando também as pontas para não criar o aspecto de espigado e ressecar seu cabelo para conseguir este efeito.

Top