Menu

Eventos

Atualizado em 17 de junho de 2011, às 20:45 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Como Organizar Uma Festa Junina

São João em Campina Grande 2011

[17/06/2011]

Festas Juninas em Santa Catarina 2011

[18/06/2011]

como organizar uma festa junina Como Organizar Uma Festa Junina

Na escola, no clube, na universidade, na igreja ou na empresa a festa Junina procura manter os seus traços típicos e marcar o calendário de eventos entre os meses de junho e julho. Antes de decorar o espaço com elementos temáticos e montar a programação da festa, é fundamental elaborar uma lista de preparativos para a organização e cuidar de cada tópico.

A festa junina é um evento que em determinadas regiões do país assume caráter cultural, ou seja, carrega consigo traços dos hábitos e costumes de um povo. N o Nordeste, por exemplo, os festejos juninos chegam a durar um mês e garantem uma programação bem diversificada para o público, com quadrilhas, grupos folclóricos, bandas de forrós e comidas típicas.

Antes de se preocupar com cada detalhe da festa junina, é importante que os organizadores se informem sobre as principais características dos festejos de São João. Em primeiro momento é necessário ter consciência de que se trata de uma festa caipira, colorida, com muitas danças e comidas típicas e pessoas caracterizadas com trajes juninos. Também é comum todos os eventos dessa categoria sugerirem brincadeiras temáticas aos convidados.

como organizar uma festa junina 1 Como Organizar Uma Festa Junina

A organização da festa junina precisa levar em consideração se o evento é pequeno, médio ou grande. Levantar o número de convidados também se revela importante para determinar a distribuição de barraquinhas na área da festa e o tamanho do espaço. Caso o São João possua quadrilha e outras atrações, é recomendado determinar um local da festa especialmente para isso e criar uma estrutura que facilite a circulação dos convidados.

Na dúvida sobre como organizar festa junina, confira as informações abaixo e fique por dentro daquilo que é indispensável.

- Convite: elabore um convite criativo e temático, que informe ao convidado o dia, hora e local da festa junina. Recomende também que os convidados compareçam caracterizados com roupas juninas para dar mais autenticidade a festa.

- Lugar onde será realizada a festa: pode ser aberto ou fechado, mas não deve deixar as pessoas sufocadas num determinado espaço. Caso tenha queima de fogos, explore a área ao ar livre para que todos possam presenciar o espetáculo no céu. O lugar da festa precisa ser arejado, amplo e confortável. Ao alugar um lugar, já determine data e horário.

como organizar uma festa junina 2 Como Organizar Uma Festa Junina

- Decoração junina: como qualquer festa temática, o São João também merece um visual de acordo com as tradições e características. Na decoração pendente, explore o efeito das bandeirinhas e balões coloridos, que na verdade funcionam como ícones no acabamento junino. Distribua painéis criativos pelas paredes, principalmente se for um evento destinado para crianças.

Em pontos estratégicos do lugar da festa, construa pequenos cenários juninos com peças artesanais, espantalhos, toras de madeira e palha. As mesinhas podem ser revestidas com toalhas xadrez e contar com enfeites temáticos. Sua festa junina pode tanto ter os pratos típicos expostos numa grande mesa como também nas barraquinhas, tudo depende da proposta.

- Pratos e Bebidas: o cardápio da festa junina precisa ser variado, incluindo tanto as comidas típicas como também outras delícias mais comuns em eventos desse tipo. Não pode faltar bolo de milho, pamonha, pipoca, pé-de-moleque, amendoim torrado, pastel, canjica, churros, salgadinhos, cachorro quente e pratos regionais. Quanto às bebidas, considere a possibilidade de servir quentão, vinho quente, refrigerante, entre outras.

- Danças e Músicas: a festa junina combina com música caipira, por isso vale à pena apostar no forró, country e sertanejo para animar o arraial. As tradições devem ser preservadas no evento, o que faz da apresentação da quadrilha algo indispensável. Elementos regionalistas também ajudam a dar mais personalidade a essa categoria.

- Brincadeiras: garantem diversão para todas as idades e personalizam a festa junina. Pescaria, correio elegante, cadeia, bingo, tiro ao alvo e jogo das argolas são algumas sugestões de brincadeiras.